Entrevista

O menor nem sempre é o melhor índice de conversão alimentar

O produtor tem de ficar atento a uma série de fatores relativos ao momento do mercado, como os preços de insumos nutricionais e as vantagens que eles podem proporcionar, avaliando se realmente irão agregar ganhos econômicos

Redação AI/SI
25-Mai-2022 09:48 - Atualizado em 25/05/2022 10:10

A conversão alimentar é, fundamentalmente, um índice essencial à suinocultura, sobretudo em uma conjuntura de mercado em que os preços de grãos e outros insumos ligados à formulação de rações estão excessivamente caros. No entanto, é importante que o produtor avalie aspectos ligados ao mercado e a sua realidade produtiva antes de buscar
melhorias de conversão alimentar via mudanças na formulação da ração, como a adição de óleo, por exemplo. É preciso fazer as contas na ponta do lápis.

Nesta entrevista exclusiva à Suinocultura Industrial, Uislei Antônio Dias Orlando, diretor de Programas Globais de Nutrição da PIC, fala sobre a importância da conversão alimentar, desafios em formulação de dietas, estratégias tecnológicas, genética e investimentos necessários para se obter ganhos econômicos e evitar desperdício de rações nas granjas. Confira.

Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Mercado

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.