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O mercado não parece muito claro

Por Jim Long – CEO Genesus Inc

O mercado não parece muito claro

Um ano atrás, o preço da carne suína foi fixado em 86 ¢/lb; na semana passada seu preço foi de 66 ¢/lb, que é US $ 40 a menos por cabeça. Uma enorme diferença, que está se aproximando de US $ 100 milhões a menos para a indústria de suínos por semana.

O valor médio estimado para os cortes também não vai bem. Na última semana de julho deste ano, o preço médio dos cortes foi de 77,10 ¢/lb; há um ano 100.11 ¢/lb. Uma diferença de mais de US $ 40 por cabeça.

 Nós não precisamos de um computador para ver que tanto os suinocultores quanto os frigoríficos estão tendo lucros menores agora e há um ano.

Em nossa opinião, o mercado diminuiu US$ 20 por cabeça com relação ao preço que deveria ter, devido às tarifas que o México e a China impuseram aos EUA. Nós prevemos que a carne suína continuará a se mover para ambos os países, mas com um preço menor devido às tarifas. O México é o principal comprador de presunto dos EUA . Há um ano o preço do presunto dos Estados Unidos foi 75,24 ¢/lb; agora seu preço é 53 ¢/lb, um decréscimo de 29%. Matemática do agricultor: Se o presunto representa 25% de um canal de 200 libras, isto é 50 libras de presunto x 20 ¢/lb. Menos do que o preço de um ano atrás, nós temos o preço por cabeça é de US$ 10 há menos de um ano. Deve-se notar que o preço da carne suína no México é de 80 ¢ USD / lb de peso vivo, ou aproximadamente US$ 60 a mais por cabeça do que nos EUA. Os produtores mexicanos de carne suína estão entre os vencedores da guerra tarifária.

Quando vemos futuros de carne magra, acreditamos que eles foram descontados aproximadamente US$ 20 devido às tarifas do México e da China.

O governo dos Estados Unidos prometeu US$ 12 bilhões em ajuda à agricultura como apoio devido às tarifas impostas a seus produtos. Os criadores de porcos receberão uma parte dessa ajuda, mas nenhum detalhe foi dado.

Os produtores canadenses de suínos fazem parte do dano colateral devido às tarifas suínas. O preço da carne de porco no Canadá segue o preço do porco nos EUA, de modo que se o preço nos Estados Unidos está baixo, o preço no Canadá também cai. Embora o Canadá ainda possa enviar carne de porco livre de tarifas para a China e o México, o preço dos suínos canadenses diminuiu. O governo canadense não ofereceu nenhuma ajuda aos suinocultores. Os criadores de porcos dos Estados Unidos têm muito mais apoio do governo do que o produtor canadense

Outras observações:

O preço da carne suína na China aumentou 30% desde maio, e agora chegou a 90 ¢ USD / lb de peso vivo, o que significa que eles têm lucros novamente.

Parece que a fábrica da Seaboard – Triumph em Sioux City começará neste outono para ter um segundo turno. Esta é uma boa notícia para os suinocultores, uma vez que aumentará a capacidade do empacotador. A capacidade mínima do segundo turno no empacotador é de 8.000 cabeças por dia.

O primeiro caso de peste suína africana na China foi relatado na região nordeste do país. Aproximadamente 1000 porcos foram abatidos e uma enorme área foi colocada em quarentena. Se a peste suína africana afetasse mais a China, o mercado seria muito afetado.

Por outro lado, na revista Pig Progress, uma entrevista foi publicada com Thomas Henriksen, CEO da Danbred. Encontramos a seguinte citação, que achamos interessante:

“A indústria de suínos está crescendo, e é isso que devemos fazer também. A competição como PIC, Topigs ou Genesus, tem uma estrutura organizacional comparável ao que estamos desenvolvendo atualmente. Eu prevejo que, assim como no negócio avícola, no futuro apenas algumas organizações de genética permanecerão ativas no negócio de suinocultura. Estar entre eles significa que não temos outra escolha senão nos reorganizar. Caso contrário, não permaneceremos no negócio “.

Concordamos quando o Sr. Henriksen reconhece que existem atualmente quatro empresas de genética suína no mundo: PIC, Danbred, Topigs-Norsvin e Genesus. Uma batalha global está ocorrendo. A Genesus continuará focada no aprimoramento genético contínuo e no crescimento de um cliente por vez.