Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

América Latina

O OIE certifica nova área da Colômbia como livre de peste suína clássica

Correspondente aos departamentos de Boyacá, Caquetá, Cauca, Cundinamarca, Huila, Meta, Santander, Tolima e Sur del Casanare

O OIE certifica nova área da Colômbia como livre de peste suína clássica

Na última Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal, realizada no final de maio de 2021, foi anunciada a certificação da zona centro-oriental da Colômbia como indemne de peste suína clássica, PSC. O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rodolfo Zea Navarro, sublinhou que “nestes tempos difíceis é gratificante dar boas notícias ao setor da suinicultura. A certificação traz um novo fôlego e esperança de crescimento económico para o sector. Este é também um reconhecimento do árduo trabalho dos suinocultores que, há quase uma década, acatam as recomendações do ICA para alcançar essa grande conquista ”.

A zona centro-oriental, certificada como livre de PPC, é composta pelos departamentos de Boyacá, Caquetá, Cauca, Cundinamarca, Huila, Meta, Santander, Tolima e Sur del Casanare, onde o ICA e Porkcolombia desenvolvem atividades com pequenos e médios produtores e com produtores de fazendas tecnificadas para a prevenção da doença.

Esse reconhecimento tem como base o relatório técnico apresentado à autoridade sanitária mundial em outubro de 2020 pelo ICA, no qual foram relatadas as ações e medidas implementadas nessas áreas do país para garantir um produto saudável para o consumo humano, por meio da vigilância epidemiológica, atividades, fiscalização da vacinação e controle estrito da movimentação dos animais.

“O expediente de avaliação da Comissão Científica da OIE concluiu que a Colômbia cumpre os requisitos para que a nova zona seja reconhecida como livre de PSC. A partir do ICA, estamos avançando nos controles para alcançar novas áreas livres dessa doença. Continuamos comprometidos com os produtores para que a cada dia mais fazendas sigam as normas vigentes e implementem boas práticas pecuárias ”, disse a gerente geral da ACI, Deyanira Barrero León.

De acordo com a Associação Colombiana de Produtores de Suínos Porkcolombia, esta boa notícia significa que 95% da produção de suínos do país está ocorrendo em territórios livres de PPC, onde também estão alojados os principais núcleos genéticos e plantas de beneficiamento para exportação.

“Sem dúvida, é uma grande conquista dos suinocultores colombianos para a saúde animal do país. Que 95% da produção tenha origem em territórios livres de PPC é um passo firme para continuar avançando em nosso pilar estratégico de internacionalização da carne suína ”, disse Jeffrey Fajardo, presidente executivo da Porkcolombia Association.

A zona centro-oriental junta-se ao primeiro território certificado pela OIE como livre de PSC, composto pelos departamentos de Antioquia, Eje Cafetero, Valle del Cauca, Chocó, ao norte de Cauca e o município de Cajamarca em Tolima.

Luis Osvaldo Barcos, Representante Regional da OIE para as Américas, aplaude o reconhecimento oficial obtido pela Colômbia por estar na lista dos países membros com status sanitário. “Parabenizamos todos os atores que participaram dessa grande conquista para o setor suíno e para o país”.

O trabalho articulado entre o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o ICA e os suinocultores foi fundamental para alcançar este reconhecimento que fortalece a produção e facilita as exportações de carne suína e a abertura dos mercados internacionais.