Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

República Dominicana

O plano de contingência para erradicar a peste suína africana continua

Técnico espanhol especializado em peste suína africana chega nesta segunda-feira (9) à República Dominicana

O plano de contingência para erradicar a peste suína africana continua

A Comissão Oficial para o Controle e Erradicação de Surtos de Peste Suína Africana supervisionou aqui o plano de contingência para o controle de fontes de contágio em fazendas e incubadoras de quintal, e anunciou que esta segunda-feira um técnico espanhol enviado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) com o intuito de colaborar na eliminação do surto.

O ministro da Agricultura, Limber Cruz, que chefia a comissão, informou que este técnico está trabalhando no desenvolvimento de uma vacina para ajudar a combater a doença suína, que atualmente atinge fazendas de quintal e algumas fazendas em cidades da República Dominicana.

Na próxima terça-feira, por meio do Banco Agrícola, em Sánchez Ramírez, no município de Cotuí, começará a entrega da compensação financeira, de acordo com o preço de mercado atual, aos produtores cujos suínos foram abatidos, para que não sejam economicamente afetados.

A comissão informou que em Moca identificou apenas uma fonte de contágio, por isso as autoridades continuam a reforçar o plano de contingência para suprimir o vírus da demarcação.

Acrescentou que aqui ficará lotada uma grande equipa para o levantamento, controlo e erradicação, bem como a utilização de máquinas pesadas, equipamentos de biossegurança e substâncias para desinfecção de veículos e área a intervir.

Para a execução do plano de combate à peste suína, o Governo dominicano conta com o apoio técnico e financeiro da Organização Regional Internacional para a Saúde Agropecuária (OIRSA), da FAO e da USAID dos Estados Unidos.

Além do Ministro da Agricultura, a conferência de imprensa realizada no Governo Provincial de Espaillat contou com a presença do General Juan Manuel Méndez, diretor do Centro de Operações de Emergência (COE); General Rafael Alegría, em representação do Ministro da Defesa; o Diretor de Sanidade Animal, Rafael Núñez e a governadora Juana Rosario, entre outras autoridades.