Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entrevista Exclusiva

O Prêmio Nobel pode chegar ao Brasil pelas mãos do agro

O ex-ministro Alysson Paolinelli foi indicado para concorrer ao Nobel da Paz 2021 pelo que pode ser chamado de a segunda “Revolução Verde”, com a transformação do Cerrado em uma área de alta produtividade de alimentos

O Prêmio Nobel pode chegar ao Brasil pelas mãos do agro

O Brasil é considerado há tempos como um dos principais celeiros do mundo, desempenhando um papel estratégico na garantia da segurança alimentar global. Nas próximas décadas, essa atribuição tende a se ampliar. Com o planeta atingindo a marca de quase dez bilhões de habitantes até 2050, a demanda por alimentos irá crescer exponencialmente. O país é um dos poucos a dispor de terras, água e incidência solar suficiente para crescer em mais de 40% a sua produção agrícola, principalmente dentro de sistemas produtivos sustentáveis. Cenário que aponta um futuro promissor ao agro brasileiro.

No entanto, olhar o futuro da produção agropecuária exige que compreendamos o seu passado. O avanço no setor foi muito rápido, fruto de investimentos em Ciência e tecnologia e uma visão estratégica. Ainda nos anos 1970, o Brasil era um importador de alimentos, dependendo de outros países para a garantia da segurança alimentar da sua população. Essa situação levou a buscas de novas áreas para produzir. O Cerrado era considerado um terreno infértil, com terras inaptas ao cultivo. No entanto, investimentos na nutrição do solo, rearranjos físicos e biológico dele mudaram completamente essa história.

Confira a entrevista completa na edição 300 da Revista Suinocultura Industrial