Guia Gessulli
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Sanidade

O que é o sistema de cores Schippers?

Em breves linhas, trata-se da implementação de protocolos obrigatórios para funcionários e visitantes sempre utilizarem cores pré-definidas de roupas, sapatos, materiais de limpeza, entre outras fômites nas respectivas áreas designadas da granja.

MS Schippers
02-Set-2021 08:40

O sistema de cores Schippers é uma estratégia de biosseguridade na produção animal onde se utiliza materiais de cores diferentes dentro de cada galpão ou departamento para prevenir a contaminação cruzada entre setores. Em breves linhas, trata-se da implementação de protocolos obrigatórios para funcionários e visitantes sempre utilizarem cores pré-definidas de roupas, sapatos, materiais de limpeza, entre outras fômites nas respectivas áreas designadas da granja. Dessa forma, evita-se o trânsito e mistura de objetos utilizados na maternidade, com aqueles utilizados na creche, terminação, gestação, e assim por diante.  

Materiais para limpeza

O uso rotineiro de vassouras, pás, baldes, entre outros materiais de limpeza pode facilmente carrear micro-organismos patogênicos de áreas mais contaminadas para áreas menos contaminadas da granja, elevando a chance de infecção cruzada entre animais de lotes e idades diferentes.  

,
1

Roupas e sapatos

Seguindo esse raciocínio, também é importante controlar o trânsito (e portanto as cores) de roupas, sapatos, e EPIs em geral como botas, aventais, e outros objetos. Em algumas granjas na Europa já existem adaptações até mesmo a nível de pisos e paredes, conforme demonstrado abaixo.

Pisos e outras estruturas

Atualmente já existem granjas onde até mesmo os pisos e paredes estão adaptados para esse sistema, reforçando ainda mais o protocolo e evitando o esquecimento por parte de funcionários ou outros visitantes.  

,
2

A implementação de um sistema de cores na verdade é um método fácil e visual de reforçar a biossegurança em granjas de aves e suínos com baixo investimento e alto potencial de retorno. Fale com a nossa equipe para saber mais sobre biosseguridade e prevenção de doenças na suinocultura, avicultura, e bovinocultura de leite.

Acesse o blog da MS Schippers para ler mais posts sobre biosseguridade, qualidade da água de bebida, limpeza e desinfecção, e manejo de suínos. Trabalhar com higiene é a melhor forma de trazer mais resultados e lucros

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade