Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

O uso de ferramentas de AI/ML para ajudar o agrônomo a melhorar suas recomendações

A próxima revolução na agricultura após o uso de fertilizantes, produtos químicos, sementes e biotecnologia virão do uso de dados

O uso de ferramentas de AI/ML para ajudar o agrônomo a melhorar suas recomendações

Acredito fortemente que os próximos unicórnios, ou seja, empresas com valuation superiores a US $ 1 bilhão de  dólares serão as agtechs, e entre as tecnologias que acredito serem mais promissoras estão o uso de Machine Learning  (ML) e inteligência artificial (AI).

A próxima revolução na agricultura após o uso de fertilizantes, produtos químicos, sementes e biotecnologia virão do uso de dados. Hoje, os agrônomos costumam usar seu instinto ou conhecimento pré-existente para tomar decisões e serem mais assertivos nessas decisões. Dentre as empresas que utilizam essa tecnologia e se destacam está a 6th Grain, empresa sediada em Washington que já estabeleceu algumas parcerias no Brasil como Sinagro, Rural Clima, Adubos Araguaia, entre outras e ao redor do mundo empresas como Syngenta, UPL e Bill e Fundação Melinda Gates.

1

A 6th Grain construiu uma equipe de Machine Learning (ML) e inteligência artificial (AI) com foco na transformação de sensoriamento remoto por satélite e observações meteorológicas com inteligência de alta qualidade para a agricultura.

O monitoramento da safra é crítico para o sistema alimentar global, uma vez que dois terços das calorias dos alimentos em todo o mundo são derivados de quatro culturas básicas – trigo, milho, arroz e soja – é importante que possamos antecipar problemas com a produção.

As condições climáticas, como déficits de precipitação, aumento de temperatura e mudanças na umidade do solo, podem afetar a produção de alimentos em grandes áreas. Além dos estresses relacionados ao clima, as perdas de safra podem ser acentuadas com perdas bióticas atribuíveis a pragas e doenças.

Os declínios na produção podem se traduzir em perdas econômicas muito grandes, com países com setores agrícolas fortes, como Brasil, Estados Unidos e China, com perdas de mais de US $ 40 bilhões em receita potencial cada durante o período 1983-2009.

À medida que o clima muda, as ameaças ao rendimento das safras estão aumentando. As condições meteorológicas extremas imprevisíveis caracterizam mais estações de cultivo, levando à necessidade de entender melhor o provável impacto dessas condições na produção. O monitoramento da produtividade em centenas de campos é essencial para garantir a lucratividade geral de uma empresa agrícola, especialmente em tempos de preços baixos de commodities e custos cada vez maiores de mão de obra, insumos, combustível, maquinário e aluguel.

O monitoramento dos campos usando uma ferramenta digital pode garantir uma ação imediata quando a produtividade cair, bem como garantir que as decisões tomadas mais tarde na temporada sejam adequadas. A equipe de machine learning da 6th Grain usa sensoriamento remoto por satélite de biomassa para desenvolver mapas de variabilidade de campo que fornecem informações específicas do local sobre os fatores permanentes (principalmente clima e propriedades do solo) e fatores de gestão (fornecimento de nutrientes, problemas de pragas ou uniformidade de irrigação em terras irrigadas) que afetam a produtividade. Assim, as taxas de aplicação de insumos agronômicos planejados (taxas de semeadura, água e fertilizantes) podem ser adaptadas à demanda real e às necessidades da cultura. As ferramentas de monitoramento de safra da 6th Grain combinam vários modelos globais de suporte à decisão derivados de satélite para melhorar a tomada de decisão no campo e em tempo real.

2

O monitoramento da produtividade em centenas de campos é essencial para garantir a lucratividade geral de uma empresa agrícola, especialmente em tempos de preços baixos de commodities e custos cada vez maiores de mão de obra, insumos, combustível, maquinário e aluguel. O monitoramento dos campos usando uma ferramenta digital pode garantir uma ação imediata quando a produtividade cair, bem como garantir que as decisões tomadas mais tarde na temporada sejam adequadas.

Assim, as taxas de aplicação de insumos agronômicos planejados (taxas de semeadura, água e fertilizantes) podem ser adaptadas à demanda real e às necessidades da cultura. As ferramentas de monitoramento de safra da 6th Grain combinam vários modelos globais de suporte à decisão derivados de satélite em um para melhorar a tomada de decisão em nível de campo. Graças a esta tecnologia, o 6G pode fornecer aos agricultores e agrônomos ferramentas corretas para melhorar suas decisões como aplicar o nutriente foliar correto ou o controle de pragas ou doenças, por exemplo. Se você deseja conhecer melhor essas soluções e digitalizar seu campo e começar a monitorar a produtividade, começando já três semanas após o plantio.

www.6grain.com

www.6gbrazil.com.br