Ocergs elege nova diretoria
O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, que deixa a presidência da entidade após 16 anos de dedicação, apresentou o Relatório de Gestão e falou sobre as conquistas que o Sistema Ocergs obteve nesse período
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) realizou, no dia 29 de abril, no Hotel Deville, em Porto Alegre, a Assembleia Geral Ordinária (AGO). O evento marcou a eleição dos membros da Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Ética da Ocergs para o exercício 2022-2026, além da aprovação da Prestação de Contas do exercício de 2021 e o Plano de Trabalho de 2022. As pautas foram aprovadas pelo quórum de 74 cooperativas, que representaram 335 votos.
Conquistas - O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, que deixa a presidência da entidade após 16 anos de dedicação, apresentou o Relatório de Gestão e falou sobre as conquistas que o Sistema Ocergs obteve nesse período, em prol do desenvolvimento das cooperativas gaúchas.
Apresentações - Na sequência, o superintendente do Sistema Ocergs, Norberto Tomasini, apresentou a Prestação de Contas do exercício de 2021, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultados. Logo após, o auditor independente, Antônio Carlos Nasi, realizou a apresentação do Parecer da Auditoria, e o conselheiro Paulo Abreu Barcellos, fez a leitura do Parecer do Conselho Fiscal da Ocergs. Os itens foram deliberados e aprovados pela Assembleia.
Plano de Trabalho e orçamento - No item 2 da AGO, o superintendente do Sistema Ocergs procedeu a apreciação e deliberação do Plano de Trabalho e o Orçamento de Receitas e Despesas do exercício de 2022, que foram aprovados pelos presentes.
Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Ética da Ocergs - Na terceira pauta do dia, a mesa da AGO foi composta pelo coordenador da Comissão Eleitoral, Luiz Antônio Fouchi de Leon, e os membros da respectiva Comissão, Mauricio Alberto Goldbaum e Ernani Thober. O item marcou a eleição dos novos membros da Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Ética da Ocergs, conforme tabelas abaixo:
Darci Hartmann assume a presidência da Ocergs - Com experiência na Administração da Ocergs, tendo atuado como diretor-secretário na última gestão, Darci Hartmann assume como novo presidente da Ocergs. Em sua fala, Hartmann agradeceu a todos pela confiança e convidou todas as cooperativas para realizar um trabalho em conjunto a fim de continuar o trabalho da gestão anterior e fortalecendo o cooperativismo gaúcho cada vez mais.
Homologação - Na sequência, a Assembleia aprovou a homologação da fixação do valor das cédulas de presença dos integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética e a remuneração do diretor-secretário, do diretor técnico sindical e do presidente da Ocergs.
Placa - O diretor-secretário nomeado para o exercício 2022-2026 da Ocergs, Márcio Port, entregou uma placa em homenagem ao ex-diretor da entidade, Irno Pretto. No último item do dia, o novo presidente da Ocergs, Darci Hartmann, em nome da Diretoria da gestão anterior, entregou uma placa em homenagem a Vergilio Perius. Vergilio Perius também recebeu homenagens do Sistema OCB, entregue pela superintendente Tânia Zanella, representando o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas e da Sicredi Pioneira através de seu presidente, Tiago Schmidt, por toda sua trajetória e serviços prestados ao cooperativismo gaúcho.
Presenças - Prestigiaram a AGO também o prefeito do município de Esteio, Leonardo Pascoal, o deputado estadual, Elton Weber, o assessor da deputada estadual Zilá Breitenbach, Márcio Possamai, o deputado federal, Covatti Filho, o representante do secretário de Agricultura do RS, Domingos Velho Lopes, o assessor Paulo Roberto da Silva e o senador Luiz Carlos Heinze. (Assessoria de Imprensa da Ocergs)
Assuntos do Momento

Exportações de carne suína à China diminuem, mas envio a outros países aumenta
É importante ressaltar que a China vem diminuindo a necessidade de comprar proteína no mercado internacional
Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem
Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

Rio de Janeiro sedia o principal evento científico da suinocultura mundial
Mercado, ciência e as projeções para a suinocultura mundial serão debatidos durante o IPVS 2022

Rebanho de matrizes suínas da China tem primeiro aumento mensal em um ano
O rebanho vinha se contraindo no ano passado, já que a queda nas margens dos suínos levou alguns fazendeiros a sair do mercado

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting