Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Peste Suína Africana

OIE aponta 507 novos surtos entre 27 de setembro e 10 de outubro

A maioria dos surtos relatados neste relatório ocorreu na Europa

O relatório da Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), divulgado na semana passada, mostra que 507 novos surtos de Peste Suína Africana (PSA) foram notificados. O total de surtos contínuos da doença em todo o mundo é agora de 9.491, sendo 6.083 surtos apenas no Vietnã. No relatório anterior, 355 foram notificados como novos, enquanto 9.280 surtos estavam em andamento.

Um total de 37.651 animais foram notificados como perdas, aponta o relatório. A Europa notificou 890 perdas, 619 delas notificadas na Romênia, enquanto a Ásia relatou 25.532 animais perdidos, 12.997 deles no Laos. A África notificou 11.229 suínos eliminados.

De acordo com a OIE 22 países notificaram novos surtos ou em andamento por meio de notificações imediatas e relatórios de acompanhamento, 10 na Europa (Bulgária, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia); 9 na Ásia (China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Laos, Mianmar, Filipinas, Rússia, Vietnã e Timor-Leste) e 4 na África (Costa do Marfim, Quênia, África do Sul e Zimbábue).

A China não notificou novos surtos no período. A Coreia notificou 8 novos surtos na cidade metropolitana de Incheon e Gyeonggi-Do, incluindo o primeiro surto de javali. O Laos registrou 47 novos surtos, enquanto Mianmar, um novo surto. A Rússia notificou um total de 17 novos surtos em suas divisões administrativas asiáticas: Amurskaya Oblast, Primorskiy Kray e Yevreyskaya Avtonomnaya Oblast. E o  Timor Leste notificou a primeira ocorrência no país que afeta os suínos de criação.

A maioria dos surtos relatados neste relatório ocorreu na Europa (330/507), esses surtos foram notificados em suínos e javalis. Nessa região, um programa de vigilância direcionado continua. Muitas vezes, um único caso no javali é notificado como um único surto e geralmente é notificado como resolvido imediatamente. No total, 203 surtos foram relatados em javalis, dos quais 14 permanecem em andamento.

Na África, nesse período, a recorrência da doença foi relatada na Costa do Marfim com 3 surtos, enquanto o Quênia notificou 1 novo surto.