Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

OIE pede Implementação de biossegurança mais forte para evitar a propagação de doenças para novas áreas

A Peste Suína Africana e a Influenza Aviária afetaram severamente o planeta ao longo de 2021 e início de 2022. Esses eventos foram examinados no relatório global da situação da saúde animal apresentado na 89ª Sessão Geral.

OIE pede Implementação de biossegurança mais forte para evitar a propagação de doenças para novas áreas

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) analisou a situação global atual, com as informações compartilhadas pelos países no ano passado por meio do Sistema Mundial de Informações sobre Saúde Animal  (WAHIS). Os dados agregados mostram que a peste suína africana  (PSA) e a influenza aviária  se espalharam mais amplamente do que nos anos anteriores, afetando um número maior de animais e atingindo novas áreas em todo o mundo. Isso visivelmente levou a devastadoras consequências socioeconômicas e de saúde animal, produção pecuária, meios de subsistência, segurança alimentar e até os preços dos alimentos  foram fortemente impactados. 

Para a organização, embora essas duas doenças infecciosas transfronteiriças sejam conhecidas por se espalharem facilmente, os eventos observados nos últimos meses destacaram ainda mais o papel significativo da interações entre vida selvagem e animais domésticos, bem como alguns comportamentos humanos descuidados na sua disseminação. Estes foram cuidadosamente examinados no relatório global da situação da saúde animal apresentado na 89ª Sessão Geral, que também lembrou a importância de medidas eficientes de biossegurança para mitigar os impactos das doenças.

Proteger os animais

A OIE explica que animais domésticos e selvagens podem interagir mutuamente, direta ou indiretamente, por meio de ração, resíduos ou fezes, por exemplo. Essa interação de populações pode permitir que as doenças atravessem as barreiras das espécies e saltem umas das outras. Para evitar a sua disseminação, os Serviços Veterinários têm vindo a promover a importância de medidas rigorosas de biossegurança. Estes são realmente essenciais para limitar as interações entre a vida selvagem e o gado.

Quanto a gripe aviária, a situação deste ano é sem precedentes. “ Nos últimos meses, a epidemia de gripe aviária continuou a ameaçar a saúde animal com um alto número de casos relatados e milhões de aves afetadas em todo o mundo”, destaca a Dra. Paula Caceres, chefe do Departamento Mundial de Informação e Análise de Saúde Animal. Desde outubro de 2021, início da temporada de gripe aviária, 47 países relataram cerca de 3.000 surtos em aves. Medidas para mitigar a propagação levaram ao abate de mais de 80 milhões de aves domésticas. 

As aves selvagens migratórias, especialmente as aves aquáticas, são hospedeiros e reservatórios naturais dos vírus da gripe aviária e podem facilmente transmiti-los a outras aves selvagens ou domésticas por contacto directo ou indirecto, como através da sua alimentação. Este ano, importantes mortes foram observadas em aves selvagens, ameaçando a biodiversidade em todo o mundo. Por exemplo, em Israel, mais de 8.000 grous comuns morreram de gripe aviária e centenas de aves selvagens foram encontradas mortas no Reino Unido. 

A organização enfatiza que como pouco pode ser feito para conter a doença em animais silvestres, a implementação de medidas de biossegurança nas granjas é fundamental para evitar a introdução de patógenos nos plantéis de aves. Estas medidas protegem não só as aves de capoeira, mas também a vida selvagem e a sua conservação. Precauções relevantes incluem, notadamente, manter as aves domésticas longe do contato com aves selvagens, garantir uma boa higiene nos aviários e equipamentos e ser cauteloso ao introduzir novos animais no bando. 

A peste suína africana também impactou muito o setor de suínos este ano, afetando novas áreas. Embora historicamente tenha sido encontrada pela primeira vez na África e depois se espalhou para a Ásia e a Europa, essa doença suína atingiu as Américas no verão passado, pela primeira vez em quase 40 anos. Alguns meses depois, em dezembro, a Macedônia do Norte relatou a primeira ocorrência da doença em porcos de quintal, que provavelmente se originou do contato entre porcos domésticos e javalis infectados. A transmissão da peste suína africana na interface pecuária-vida selvagem parece depender da população de javalis e sua interação com sistemas de produção de suínos de baixa biossegurança. No entanto, como não há vacina disponível por enquanto, a biossegurança continua sendo a primeira linha de defesa contra a doença.

Responsabilidade

A OIE frisa que as atividades humanas também podem ser responsáveis ??pela disseminação de doenças. Viajantes, caçadores e até agricultores podem transportar patógenos e introduzi-los em populações de animais domésticos e selvagens. Ao viajar, as pessoas às vezes visitam as fazendas afetadas sem saber ou compram produtos de origem animal que levarão de volta ao seu país de origem. Ao caçar em áreas afetadas, é possível encontrar espécies silvestres portadoras de doenças infecciosas. Essas atividades podem levar as pessoas a adquirir os patógenos em suas botas, roupas ou veículos e espalhar doenças com seus movimentos, de fazenda em fazenda ou em novos países. A implementação de precauções relevantes e a adoção de boas práticas de higiene é crucial, quando em contato com os animais.

As recentes tendências globais de doenças, destacadas no último relatório global da situação da saúde animal, mostram verdadeiramente o papel das atividades humanas na disseminação da peste suína africana e da gripe aviária, entre outras doenças. Para aumentar a conscientização sobre as formas de abordar situações de risco, a Organização Mundial de Saúde Animal fornece uma ampla gama de materiais de comunicação, tanto sobre a peste suína africana  e influenza aviária . 

Enquanto outros fatores como mudanças climáticas e comércio internacional podem ser considerados, a disseminação de doenças animais pode ser contida através da implementação de medidas rigorosas de biossegurança, ao longo de toda a cadeia de suprimentos da pecuária. No entanto, a biossegurança deve sempre ser associada a outras medidas: sensibilização entre as principais partes interessadas, aumento dos esforços de vigilância e notificação oportuna de casos às Autoridades Veterinárias. O compartilhamento transparente de dados de saúde animal é a pedra angular para permitir a prevenção e o controle eficazes de doenças animais infecciosas. Nesse sentido, também é preciso reconhecer os esforços realizados pelos membros da OIE para manter seu nível de monitoramento e notificação de doenças ao longo do último ano, apesar dos desafios ligados à pandemia de Covid-19.