Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alimentos

Os altos custos das embalagens atingem os fabricantes de alimentos

Em um ano de interrupções na cadeia de suprimentos de alimentos, aqui estão mais duas coisas com que produtores e consumidores se preocupam: papel reciclado e milho, e como eles afetam as embalagens

Os altos custos das embalagens atingem os fabricantes de alimentos

Os preços dispararam tanto para o papel reciclado – uma importante fonte de fibra de madeira para a indústria de embalagens e usado na fabricação de caixas – quanto para o milho , principal ingrediente do amido usado na cola que mantém os recipientes unidos. Isso está aumentando a dor de cabeça em uma indústria que já luta com altos custos devido ao fornecimento restrito e à crescente demanda da era pandêmica por remessas de todos os tipos.

O impulso para as embalagens é tão grande que as grandes empresas papeleiras não têm conseguido acompanhar. As máquinas estão operando perto da capacidade e enfrentando grandes atrasos, aumentando o risco de prateleiras mais vazias do que o normal.

O preço do papelão necessário para produzir caixas de papelão ondulado, que são usadas para coisas como pizza e remessa de alimentos perecíveis, aumentou até 17% desde novembro, de acordo com o analista da Bloomberg Intelligence Joshua Zaret.

“Isso é muito dramático. Esse mercado normalmente não oscila muito ”, disse Xinnan Li , analista de embalagens de alimentos e cadeia de frio do Rabobank. Alguns produtores de proteína animal dizem que estão “pagando muito mais do que o soro normalmente pagaria ou estão vendo escassez de embalagens só porque este mercado está muito aquecido”, disse ela.

A Egg Innovations , uma das maiores produtoras de ovos criados a pasto e caipiras dos Estados Unidos com 1,2 milhão de frangos, está esperando de 12 a 16 semanas por novas embalagens , em comparação com o normal de quatro a seis semanas, disse o presidente e fundador,  John Brunnquell .

“Os desafios enfrentados pela indústria de embalagens de alimentos causaram atrasos no lançamento de novos produtos”, disse Brunnquell em uma entrevista, acrescentando que a empresa sediada em Varsóvia, Indiana, está ampliando sua cadeia de suprimentos para incluir fabricantes internacionais.

Os problemas com as embalagens são apenas mais um sinal do potencial para acelerar a inflação dos alimentos, já que a demanda recorde e os estoques limitados de commodities agrícolas como milho, trigo e óleos vegetais estão levando os preços das safras a patamares plurianuais. 

Não são apenas os custos das caixas de papelão ondulado que estão aumentando. O preço do papelão reciclado revestido usado em embalagens de consumo para itens como cereais subiu 8% desde setembro, de acordo com Zaret.