Comentário Suíno

Os futuros de suínos atingiram US$ 1,10 nos EUA

Por Jim Long, presidente-CEO da Genesus Inc.

Os futuros de suínos atingiram US$ 1,10 nos EUA

Na semana passada, os futuros de suínos chegaram a US$ 1,10 por libra (libra = 0,453592 kg). Os meses de junho a julho fecharam em US$ 1,09/lb. É inevitável que o preço do suíno suba 20 centavos de dólar por libra. A razão é que há menos porcos do que há um ano.

Nossas observações:

De 1º de janeiro até o momento, o abate de suínos nos EUA é 11,1% menor. Pouco mais de 1,5 milhão de cabeças a menos.

Há uma semana

Encontro: 29/01/2022

Peso médio: 290,3 libras.

Há duas semanas

Encontro:  22/01/2022

Peso médio:  291,5 libras.

Há um ano

Encontro: 30/01/2021

Peso médio: 289,7 libras.

Ano após ano, o porco é 0,6 quilos mais pesado. Quase nenhuma mudança. Em nossa opinião, indica um número menor de porcos, não porque os porcos estejam acumulados.

Na semana passada, o cenário “quem está chamando quem” entrou em jogo. Os empacotadores estavam procurando porcos. À medida que o número de porcos continua a diminuir, a chamada se tornará mais frequente.

Reflexo da oferta e demanda: os suínos alimentadores de dinheiro do USDA de 40 libras estavam na semana passada em US $ 105, acima dos US $ 68 do ano passado. Ninguém paga mais do que deve. Um bando de navios vazios procurando porcos para enchê-los. O que você espera da oferta quando há pelo menos 300.000 porcas abaixo do número máximo? Uma diminuição de 7,5 milhões de leitões de produção desmamados.

PRRS – PED está levantando sua cabeça feia, derrubando a oferta e aumentando a demanda para preencher os finalizadores.

Depois do Iowa Pork Congress, viajamos pelo Centro-Oeste. O que vemos não é apenas a escassez de mão de obra nos frigoríficos, mas a luta constante por mão de obra nas fazendas e a implicação dessa realidade. A escassez de mão de obra em muitas porcas está reduzindo a produtividade. Muitas fazendas estão com falta de mão de obra e isso faz com que as funções normais de produtividade não sejam concluídas. Nas unidades de leitões e terminadores observamos o mesmo. Esperamos que a escassez de mão de obra possa estar reduzindo a produção em 2%-3% devido à maior mortalidade em todas as fases de produção e menores taxas de parto. Temos conhecimento de 5.000 unidades de porcas com apenas 7 funcionários trabalhando. Um desastre de produção.

Esta falta de mão de obra também está contribuindo para o fracasso em construir novas unidades de porcas ou iniciar unidades mais antigas.

Vamos comparar os dados do PigCHAMP do terceiro trimestre de 2010-2019 (pré-Covid-19) e 2021.

Média de PigCHAMP em 280 fazendas

2010 2019 2021
Nascido/Vivo/Ninhada 11.62 13.10 13.41
Taxa de parto % 83.95 83.18 82.39
% de mortalidade pré-desmame 13.31 14.55 16.22
Porcos desmamados por ninhada desmamada 10.22 11.34 11.65
Taxa de mortalidade da porca % 9.48 11.83 13.67
Porcos Desmamados / Fêmea / Ano 22.91 24.56 24.51

Nossos dados não necessariamente confirmam nossa crença de menor produtividade devido ao trabalho. Certamente mostra a falta de ganhos de produtividade que foram uma marca registrada de 2010 a 2019. Acreditamos que a falta de ganhos de produtividade de 2019 a 2021 se deve à escassez de mão de obra em geral. O tamanho da ninhada de nascidos vivos aumentou de 2019 a 2021, de acordo com o progresso genético. A menor taxa de parto e a maior mortalidade pré-desmame são função da criação (trabalho). A maior mortalidade das porcas leva a menos partos, o que reduz a taxa de partos. Uma consequência dos prolapsos está chegando.

Europa

Os preços continuam terríveis para os produtores. As perdas variaram de $ 30 US dls. e $ 50 dólares americanos. per capita nos últimos quatro meses. Os preços das porcas de descarte estão em mínimos recordes há 18 semanas consecutivas. A liquidação da porca está em andamento. Algumas regiões da Europa projetam uma redução de 10% no rebanho de porcas. Quando a poeira baixar, haverá menos carne suína e aumentos de preços como os EUA estão experimentando.

China

Acreditamos que uma das consequências da liquidação de grandes rebanhos de matrizes na China será a menor importação de milho. Na semana passada, a China cancelou 380.000 toneladas métricas de milho (14,96 milhões de bushels). A China comprou 490 milhões de bushels (neste ano-safra) e 137 milhões foram embarcados. O mercado de milho dos EUA espera que a China compre, isso está dando suporte aos preços atuais. Parece que se a China precisa do milho, eles não estão com pressa de pegá-lo e, obviamente, pelas ações da semana passada, eles podem cancelar. Uma coisa é certa, você não precisa de milho para alimentar porcos que não existem.

Resumo

O preço do suíno nos EUA continua subindo com menos suínos chegando ao mercado. A liquidação de porcas na Europa e na China significa que em algum momento de 2022, mais de 75% da produção global de suínos será cortada ao mesmo tempo, pela primeira vez na história para as três principais áreas de produção.