Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde animal

Os impactos da pneumonia enzoótica

Hyogen é aposta da Ceva contra os desafios impostos pela pneumonia enzoótica  

Os impactos da pneumonia enzoótica

A pneumonia enzoótica é uma das enfermidades mais desafiadoras da suinocultura industrial. Com alta morbidade, a doença afeta o rebanho e traz uma série de prejuízos econômicos associados as baixas no desempenho zootécnico dos animais, o que impacta diretamente os índices de conversão e o lucro nas propriedades.

Tendo como agente o M. hyopneumoniae a patologia, altamente contagiosa, afeta o sistema respiratório dos suínos. No rebanho, a transmissão da doença ocorre principalmente por meio do contato direto com secreções do trato respiratório de animais infectados, entretanto a transmissão através de aerossóis no ambiente também é relatada.

De forma isolada, o Mycoplasma hyopneumoniae causa uma infecção simples, porém no campo, em resposta a sua interação com a sistema imunológico no sítio de infecção (resposta inflamatória, redução de mecanismos primários de defesa e evasão de células do sistema imune), o agente facilita a infecção por outros microorganismos estabelecendo o Complexo Doença Respiratória do Suínos – Mycoplasma hyopneumoniae + Vírus + Bactérias Secundárias.

Os sinais clínicos são agravados pelas infecções complexas no sistema respiratório. “De maneira geral, os animais afetados apresentam tosse seca, atraso no ganho de peso e quedas no desempenho zootécnico. Nos períodos de crescimento e de terminação os sinais clínicos costumam ser mais presentes.”, explica o gerente Técnico de Suínos da Ceva Saúde Animal, William Costa.

Como os suínos podem não apresentar uma sintomatologia clara, os impactos da enfermidade não são completamente mensurados. Algumas pesquisas indicam que a doença é responsável por perdas econômicas entre 20% e 30% do potencial produtivo da propriedade.

Frente aos desafios impostos pela doença, a Ceva desenvolveu a Hyogen®. “A vacina confere proteção robusta contra a Pneumonia Enzoótica por utilizar uma cepa exclusiva de alta patogenicidade, estimulando a resposta imune dos suínos contra Mycoplasma hyopneumoniae. Além disso o adjuvante desenvolvido pela Ceva especificamente para esta vacina, o Imuvant®, contém complexo aquoso-oleoso que tem uma excelente seringabilidade, e não causa lesões e reações locais nos animais”, ressalta Marina Moreno, gerente de Produtos de Suínos da Ceva Saúde Animal.

“No campo a Hyogen® apresenta uma excelente resposta imune contra o desafio imposto pela pneumonia enzoótica. Os animais imunizados com o produto apresentam uma excelente resposta contra o M. hyopneumoniae de forma rápida, a partir de 17 dias após a vacinação, e duradoura, por períodos até superiores a 25 semanas após a vacinação”, finaliza Marina.