Basf SI
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Internacional

Países das Américas definiram ações em prol da segurança alimentar e do setor agropecuário

O Comitê Executivo do IICA também expressou seu apoio para elevar o perfil do setor agropecuário na próxima COP27, que ocorrerá no Egito

Redação, com informações IICA
21-Jul-2022 07:55

Os países integrantes do Comitê Executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) reconheceram que o trabalho coordenado dos países das Américas é fundamental para enfrentar uma crise alimentar, nutricional e humanitária na região e no mundo, dado o entorno internacional atual, assim oferecendo seu apoio à ação coletiva das Américas para enfrentar esses desafios. 

A manifestação, que respalda um apelo já feito pelo Diretor Geral do IICA na Cúpula das Américas, realizada em junho, em Los Angeles, incluiu um pedido ao Instituto para apoiar a iniciativa de ajuda alimentar e humanitária voltada para a América Latina e o Caribe, executada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), bem como outros projetos que surjam com o mesmo objetivo.  

O Comitê Executivo do IICA também expressou seu apoio para elevar o perfil do setor agropecuário na próxima Conferência das Partes (COP27) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), que ocorrerá em novembro de 2022, no Egito.

Tendo isso em vista, encarregaram o Instituto de desenvolver mensagens chave para os ministros das Américas que participarão dessa reunião, as quais devem ser aprovadas na Reunião Ministerial sobre Mudança do Clima e Agricultura, que acontecerá em setembro, na Costa Rica.  

Além disso, pediram pela instalação de um pavilhão na COP27 que mostre os avanços, os desafios, as prioridades e as propostas do setor agrícola em sua luta contra a mudança do clima, bem como os benefícios que uma maior resiliência no setor geraria na segurança alimentar e nutricional, na gestão da água, na redução da pobreza e na diminuição da degradação das terras e do solo, entre outros.  

Após a intervenção da reconhecida cientista argentina e Cátedra IICA em Biotecnologia e Desenvolvimento Sustentável, Raquel Chan, os integrantes do Comitê Executivo reiteraram a importância da inovação, da ciência e da tecnologia para que os sistemas agroalimentares das Américas sejam cada vez mais produtivos, sustentáveis e inclusivos; e instaram aos países membros do Instituto a continuar fortalecendo suas capacidades nessas áreas e seu vínculo com o setor agropecuário.  

Na sessão do Comitê, também foi aprovado o Plano de Médio Prazo (PMP) 2022-2026 do IICA como marco orientador das ações de cooperação técnica nesse período.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade