Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pandemia

Países se apressam em acumular alimentos à medida que os preços sobem e a Covid piora

Uma série de fatores está contribuindo para a recuperação dos preços do milho, trigo e soja, incluindo inundações na China e o aumento das compras do país para cumprir os compromissos da fase um do acordo comercial com os EUA

Países se apressam em acumular alimentos à medida que os preços sobem e a Covid piora

Os compradores de commodities agrícolas do Cairo a Islamabad estão em uma maratona de compras desde que a pandemia de Covid-19 derrubou as cadeias de suprimentos.

A Jordânia acumulou reservas recordes de trigo, enquanto o Egito, o maior comprador mundial do grão, deu o passo incomum de explorar os mercados internacionais durante sua colheita local e aumentou as compras em mais de 50% desde abril. Taiwan disse que aumentará os estoques de alimentos estratégicos e a China está comprando para alimentar seu crescente rebanho de porcos.

As primeiras compras destacam como as nações estão tentando se proteger com a preocupação de que o coronavírus interrompa as operações portuárias e cause estragos no comércio global. A pandemia já afetou as cadeias de suprimentos domésticas do campo, que forneciam estoque suficiente para atender à demanda, com prateleiras vazias em todo o mundo levando os consumidores a mudar seus hábitos de compra.

“A Covid-19 forçou os consumidores a mudar do gerenciamento de estoque just-in-time para uma abordagem mais conservadora, que foi rotulada just-in-case”, disseram analistas do Bank of America Corp. liderados por Francsico Blanch, chefe de commodities globais. “O resultado é que os consumidores estão mantendo mais estoques como uma precaução contra futuras interrupções no fornecimento.”

a

Uma série de fatores está contribuindo para a recuperação dos preços do milho, trigo e soja, incluindo inundações na China e o aumento das compras do país para cumprir os compromissos da fase um do acordo comercial com os EUA. Mas Pequim também está interessada em seguir as lições do pandemia e garantir que seus estoques sejam abundantes o suficiente para resistir a problemas de abastecimento, disseram pessoas a par da situação no mês passado.

s

Alguns países decidiram antecipar suas compras de alimentos para garantir o abastecimento caso o coronavírus abalasse as cadeias de abastecimento, disse Abdolreza Abbassian, economista sênior da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Apenas um punhado realmente procurava aumentar as reservas estratégicas, como Egito e Paquistão, mas também tinham outros motivos para fazê-lo, incluindo acesso a moeda estrangeira, o tamanho do abastecimento interno e a necessidade de manter os preços internos sob controle.

As más colheitas na Turquia e no Marrocos aumentaram a necessidade de aumentar as importações.

“Muitos podem comprar agora, mas podem comprar menos no ano novo porque não vão precisar”, disse Abbassian em uma entrevista por telefone de Roma, referindo-se às primeiras compras. “Pude ver isso acontecendo, especialmente porque as condições do trigo no inverno não são tão boas e, se você esperar, os preços podem subir ainda mais”.

Os preços agrícolas têm subido à medida que os países aumentam as compras, aumentando a demanda da China e uma seca na região do Mar Negro. Isso ajudou a impulsionar o Subíndice de Agricultura da Bloomberg, que mede os principais contratos futuros de produtos agrícolas, com alta de quase 20% desde junho. Os preços do açúcar aumentaram com a reposição dos estoques da China, disse Geovane Consul, diretor executivo de uma joint venture brasileira de açúcar e etanol entre a gigante do agronegócio norte-americana Bunge Ltd. e a petrolífera britânica BP Plc.

f

E a China ainda pode colocar mais lenha na fogueira no ano que vem. O maior importador de tudo, de petróleo bruto a minério de ferro e soja, está planejando aumentar suas reservas gigantescas no estado como parte de seu plano de cinco anos.

“A China certamente apoiaria os preços das commodities se fizesse compras tão extensas”, disse Daniel Briesemann, analista do Commerzbank AG, em nota de pesquisa.

As compras extras foram bem-vindas pelos produtores, que viram a demanda por produtos de milho a açúcar cair com a pandemia de transporte, reduzindo a demanda por etanol feito de safras e desacelerando as indústrias. Comprar pela China já significa que os exportadores de grãos e oleaginosas dos Estados Unidos estão ganhando mais dinheiro em anos com embarques dos portos americanos.

O balcão de comércio global do conglomerado de alimentos Archer-Daniels-Midland Co. na Suíça apresentou seu melhor segundo trimestre, enquanto os países buscavam garantir o abastecimento de alimentos devido ao coronavírus.

“Muitos países ao redor do mundo, em termos de suprimentos de alimentos, mudaram de uma filosofia just-in-time de compra de alimentos para uma filosofia just-in-case”, disse Ray Young, diretor financeiro da ADM em uma conferência virtual em setembro. “Eles queriam acumular um pouco de reserva em seu país, sem saber com