Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conteúdo Técnico

Pandemias de Influenza e o papel do suíno

Neste mundo interconectado, a próxima pandemia de gripe é uma questão de quando, não se. Assim sendo, muitos especialistas acreditam que uma pandemia grave seja potencialmente o evento de saúde global mais devastador com consequências de longo alcance

Pandemias de Influenza e o papel do suíno

Muito se discute a importância da emergência de zoonoses, principalmente vírus causadores de pandemias. Pode-se afirmar que a pandemia da COVID-19 alertou a humanidade da importância da ciência para resolução das emergências sanitárias. Dentre as principais pandemias da história da humanidade estão aquelas causadas pelo vírus da influenza A (IAVs).

O que é influenza ou gripe?

A gripe é uma infecção viral que afeta principalmente o nariz, a garganta, os brônquios e, ocasionalmente, os pulmões. A infecção geralmente dura cerca de uma semana e é caracterizada pelo início súbito de febre alta, dores musculares, dor de cabeça e mal-estar grave, tosse não produtiva, dor de garganta e rinite. O vírus é transmitido facilmente de pessoa para pessoa por meio de gotículas e pequenas partículas produzidas quando as pessoas infectadas tossem ou espirram, assim, a gripe tende a se espalhar rapidamente em epidemias sazonais. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem precisar de tratamento médico. No entanto, em muito jovens, idosos e pessoas com outras condições médicas graves, a infecção pode levar a complicações graves da condição subjacente, pneumonia e morte.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde ou WHO) a gripe é uma séria ameaça à saúde global que afeta todos os países: a cada ano, há uma estimativa de 1 bilhão de casos, 3-5 milhões de casos graves e 290.000-650.000 mortes respiratórias relacionadas à gripe em todo o mundo. Além das epidemias anuais, as pandemias ocorrem esporadicamente quando um novo IAV salta para humanos de um reservatório animal.

As aves aquáticas selvagens são consideradas o reservatório mais importante de IAV de risco pandêmico, mas estudos recentes indicam que os mamíferos estão emergindo como reservatórios-chave. A suinocultura tecnificada oportunizou nas últimas décadas que os IAVs se estabelecessem em suínos globalmente, o que resultou na primeira pandemia de influenza de origem suína em 2009.

Neste mundo interconectado, a próxima pandemia de gripe é uma questão de quando, não se. Assim sendo, muitos especialistas acreditam que uma pandemia grave seja potencialmente o evento de saúde global mais devastador com consequências de longo alcance.

Como as pandemias de gripe surgem?

Leia a matéria completa na edição 305 da revista Suinocultura Industrial