Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biosseguridade

Panorama da PSA nos anos 70 e 80 e situação atual são pauta da AveSui EuroTier

Vicent ter Beek, editor da revista Pig Progress, abordará assunto em painel de Biosseguridade, no dia 23 de junho, durante a AveSui EuroTier South America

Panorama da PSA nos anos 70 e 80 e situação atual são pauta da AveSui EuroTier

O vírus da Peste Suína Africana (PSA) tem se espalhado pela Ásia e a Europa desde agosto de 2018, quando a China reportou seu primeiro surto. O Vietnã e a China estão sofrendo perdas severas e, em ambos os países, praticamente todas as áreas relataram surtos.

Além da Ásia, Coréia do Norte, Mongólia, Camboja e Laos também já registraram surtos. Na Europa, o vírus está presente na Europa Oriental e na Bélgica, onde a doença atinge apenas javalis. Ninguém sabe quando a situação estará sob controle e os países exportadores de carne de suína, como o Brasil, têm se beneficiado da situação.

Na avaliação de Luizinho Caron, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, que coordena o painel de Biosseguridade, é ainda mais crucial discutir esse tema no momento atual. “A informação é uma importante ferramenta para evitar a entrada de doenças nos rebanhos”, defende. A disseminação de conhecimento é essencial para que técnicos e produtores tomem as iniciativas corretas de biosseguridade e o Brasil possa alcançar novos mercados ao redor do mundo.

A AveSui EuroTier South America dedicou um painel exclusivo para debater o tema. Uma das palestras que abordam a PSA será do editor da Pig Progress, Vicent ter Beek, que conhece bem esse tema. Beek irá falar sobre a presença da doença na América Latina nos anos 70 e 80 e a situação atual. A palestra será no dia 23 de julho, durante o XVIII Seminário Técnico Científico.

“Durante a palestra falarei sobre o que aconteceu na época, onde os surtos ocorreram, como eles realmente foram trazidos para a América Latina e o que podemos aprender com essas rotas. Além disso, vou abordar a maneira como o vírus foi combatido naquele momento”, detalha o editor.

Beek afirma que os visitantes podem esperar ouvir uma atualização concisa sobre qual é a situação atual com a PSA em termos de dispersão geográfica e consequências econômicas. “Na maioria das vezes, eu gostaria de levá-los para seus próprios países em épocas passadas, onde a PSA também estava afetando fazendas de suínos”, relata.

Biosseguridade em pauta

Além da palestra de Beek, o coordenador do painel de Biosseguridade, Luizinho Caron, irá abordar os aspectos sanitários e de biosseguridade da doença. No painel, também serão discutidos o tema salmonela, um problema brasileiro, pelo Prof. Dr. Eduardo Cesar Tondo; Influenza Aviaria: medidas de controle, por Odete Volz Medeiros, médica veterinária, fiscal de defesa agropecuária Adapar; e também as micotoxinas, tema da palestra do Dr. Carlos Augusto Mallmann.

As inscrições para o XVIII Seminário Técnico Científico podem ser feitas pelo link https://www.avesui.com/credenciamento e a programação completa pode ser consultada pelo link https://www.avesui.com/seminarios/temario

Feira de Negócios

Pioneira na realização de parcerias, joint ventures e novos negócios, a AveSui chega a sua 19ª edição consolidada como ponto de encontro do setor de aves, suínos e peixes da América Latina oferecendo aos seus visitantes oportunidades de contato direto com  novas empresas, tecnologias e soluções para produção do mundo todo. No moderno centro de eventos, que ocupa uma área total de 9.200 m², com Área Interna e Externa de Exposição, Espaço Grill e Entretenimento, além da Nova Granja Modelo de Aves e Suínos – maior e mais moderna.

A feira acontece entre os dias 23 e 25 de julho e este ano traz as novidades Espaço Digital Farming, que reúne start ups do setor de proteína animal e também o Espaço Coopertivas, um espaço de hospitalidade com estrutura para receber os cooperados que que visitarão o evento e chegarão em caravanas provenientes de diversas cooperativas.

A visitação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo link: https://www.avesui.com/credenciamento Todas as atrações da AveSui EuroTier South America pode ser conferida aqui https://www.avesui.com/programacao