Exportação

Paraguai faz primeira exportação de carne suína para o Uruguai

Paraguai faz primeira exportação de carne suína para o Uruguai

Na quarta-feira, 24 de fevereiro, foi preparado o embarque da carne suína paraguaia para a primeira exportação desse item ao mercado uruguaio, conforme divulgado pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Animal (Senacsa). A carga saiu nesta quinta-feira, 25, dia considerado histórico para a produção de suínos do país.

“Comemoramos essa conquista do setor de suinocultura em nosso país e renovamos nosso compromisso em continuar fornecendo produtos de qualidade para o mundo”, afirma o post da Senacsa.

Potencial comprador

O volume de embarque foi de 25 toneladas (Tn) de carne suína, que foi por via terrestre, como primeira ação para este exigente mercado uruguaio, conhecido por sua delicadeza no paladar.

El hecho es considerado como histórico, ya que se trata de un comprador de 40.000 Tn de carne porcina al año, por lo que se espera y cree que será solo la primera de varias negociaciones, para con el correr de los meses ir incrementando el volumen de compra.

Marca Country

A compra já vinha sendo negociada há algum tempo e foi concluída antes do final do ano, conforme planejado pelo Sindicato dos Produtores de Itapúa (Upisa), indústria de processamento de carnes com sede no município de Fram.

Outro fato importante para este setor é a licença da Marca País concedida à Upisa no final de 2020, para o levantamento da indústria paraguaia e prova disso é que hoje agrega um novo mercado nesta área, que já exportou para outros 12 países com 25 produtos diferentes.

O complexo suíno, como um todo, encerrou 2020 com mais de US $ 6 milhões para mais de 2.800 toneladas de carne suína exportada nos diversos mercados internacionais.

Abate 200 cabeças de porco por hora

Autoridades do Ministério da Indústria e Comércio (MIC) estiveram por acaso na fábrica para conhecer o trabalho que realizam e destacaram que ela tem uma força de trabalho direta na fábrica de 400 pessoas e mais de 900 colaboradores. A indústria abate em média 200 cabeças de suínos por hora, com uma produção de 130.000 kg por dia.

81% da produção do refrigerador é para o mercado local, cerca de 26.000 toneladas, e 9% para exportação; ou seja, 6.000 Tn, de acordo com dados MIC.