Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Revista

Paraná amplia sua presença no mercado global de proteínas é o tema da nova Suinocultura Industrial

Está no ar a primeira edição da Suinocultura Industrial de 2022! Confira na íntegra e se mantenha atualizado sobre o setor

Paraná amplia sua presença no mercado global de proteínas é o tema da nova Suinocultura Industrial

A suinocultura pode ser uma forte beneficiada com o comprometimento de o Brasil reduzir suas emissões de metano em 30% até 2030. O compromisso foi firmado no final do ano passado durante a COP26 realizada em Glasgow, na Escócia. O país se juntou a outros 102 signatários do acordo assinado durante a conferência da ONU.

Os sistemas de produção de suínos já possuem experiência e estruturas instaladas de biodigestores para o processo de geração de biogás a partir dos dejetos desses animais, aplicando para fins de energéticos e/ou em aquecimento de galpões, e até outros usos como o de biometano para gás veicular.

O cenário de fortalecimento de sistemas sustentáveis de produção irá estabelecer um mercado de reduções de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), caso do CO2 também, cuja meta brasileira é diminuir em 50% o emitido pelo país até 2030. Com uma base tecnológica de biodigestores já instalados e em operações nas granjas, principalmente na região Sul, os suinocultores devem ganhar uma nova opção econômica dentro da sua produção.

A expectativa é que ocorra uma regulamentação internacional para o mercado de crédito de carbono, ampliando as possibilidades de comercialização. Embora já em operação, esse tipo de mercado pouco avançou nos últimos anos e pouco avançará sem uma devida regulação plenamente aceita pelos países em um cenário global.

Em artigo do pesquisador Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves, publicado nessa edição, é possível acompanhar as inúmeras possibilidades para o setor produtivo de suínos e até de aves. A unidade em Concórdia (SC) tem inúmeros trabalhos e pesquisas sobre o tema, com uma granja modelo em operação no município catarinense de Videira para geração de energia elétrica a partir do biogás da suinocultura, dentro do projeto Sistrades. Além disso, na própria unidade da Embrapa em Concórdia, se tem instalado o projeto experimental Biogasfort, cujo objetivo é o desenvolvimento de biometano para uso em veículos convertidos a GNV, incialmente da própria frota da unidade.

Oportunidades não faltam, e deverão ser bem aproveitadas pela suinocultura brasileira ao longo dos próximos anos, tendo, claro, o apoio de instituição de pesquisa como é o caso da Embrapa Suínos e Aves.

 

Humberto Luis Marques

Editor Suinocultura Industrial