Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

GTA

Paraná anuncia ferramenta que regulariza transporte animal

Sistema funciona como uma conta bancária, onde o produtor tem que ter saldo positivo para movimentar animais e pode ser acessado pelo computador ou celular

Paraná anuncia ferramenta que regulariza transporte animal

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) anunciou a implantação de ferramenta para que o produtor obtenha de forma online, diretamente do Sistema de Defesa Sanitária Animal, as Guias de Trânsito Animal (GTA) que são necessárias para movimentar animais de forma regular por todo o Paraná. As informações foram publicadas pela Agência de Notícias do Paraná.

De acordo com o gerente de Trânsito Agropecuário da Adapar, Muriel Moreschi, o sistema funciona como uma conta bancária, onde o produtor tem que ter saldo positivo para movimentar animais. “Se no cadastro da exploração consta um rebanho com 20 animais, o produtor só poderá obter GTA para até 20 animais”, ressalta Moreschi.

Para fazer uso do sistema o produtor deve, primeiramente, fazer seu cadastro pelo site www.e-gta.adapar.pr.gov.br e entregar o Termo de Adesão na Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa) que é fornecido pela Adapar e que tem limitação sobre sua propriedade. As informações que serão fornecidas pelo produtor serão analisadas com as fornecidas no cadastro de sua exploração pecuária.

A segunda etapa se inicia em dezembro, nela o produtor que estiver em dia com suas obrigações sanitárias receberá login e senha para obter o GTA de qualquer computador ou celular.

Segundo a agência, o acesso ao produtor será liberado se todas as informações das explorações pecuárias forem confirmadas, como número de animais na propriedade, raças, espécies e, também, se todos os requisitos sanitários estiverem em dia, como as vacinações obrigatórias. Caso a Adapar constate divergência ou uma não conformidade poderá cancelar o acesso ao produtor.