Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Paraná começa colheita de milho e deve iniciar a de soja ainda nesta semana

Os trabalhos envolvendo a soja da temporada 2017/18, devem começar ainda esta semana, dada à melhora nas condições climáticas

Paraná começa colheita de milho e deve iniciar a de soja ainda nesta semana

O Paraná deu início à colheita do milho de primeira safra e deve começar ainda nesta semana os trabalhos envolvendo a soja da temporada 2017/18, dada à melhora nas condições climáticas, disse nesta terça-feira (06/02) o diretor do Departamento de Economia Rural do Estado (Deral), Francisco Carlos Simioni.

Pelas informações mais recentes do órgão da Secretaria de Agricultura paranaense, a colheita do chamado milho verão alcança 1% da área, ligeiramente abaixo do observado há um ano, conforme Simioni.

“É um atraso que não preocupa. É um atraso ocasional, que pode ser superado com uma semana de sol”, destacou ele em entrevista à Reuters, acrescentando que tais condições climáticas já permitem isso.

No caso da soja, a colheita ainda não começou, mas deve se iniciar nesta semana e avançar com força, com os produtores justamente buscando tirar vantagem do tempo mais seco.

“No ano passado já havia colheita, não muito, 1% ou 2%. O que atrasou neste ano foi a chuva, de 25 de dezembro até o final de janeiro, o que alongou o ciclo”, explicou o diretor do Deral.

O Estado está entre os maiores produtores de grãos do Brasil.

“Agora estamos com quatro dias de tempo firme… Com isso o pessoal vai entrar firme colhendo soja e plantando milho (de segunda safra).”

Até o momento, 2% do chamado milho safrinha foi semeado no Estado, segundo o Deral.

Pelas estimativas mais recentes do Departamento, o Paraná deve colher menos de 3 milhões de toneladas de milho verão neste ano e mais de 19 milhões de toneladas de soja. A área a ser semeada com milho safrinha deve atingir 2,15 milhões de hectares.