Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Relação comercial

Paraná e Argentina criam câmara para estimular agronegócio

Iniciativa tem o objetivo de fortalecer e trabalhar mais a favor das pequenas e médias empresas do setor agroindustrial

Paraná e Argentina criam câmara para estimular agronegócio

Para estimular negócios no setor da agroindústria e fomentar o intercâmbio, empresários do Brasil e da Argentina estão formando uma câmara de comércio em Curitiba. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer e trabalhar mais a favor das pequenas e médias empresas do setor agroindustrial e, sobretudo, conseguir que empresas brasileiras e argentinas trabalhem juntas para conquistar novos mercados.

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, recebeu nesta semana, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños. Cida destacou a oportunidade para discutir estratégias para fomentar o intercâmbio comercial e cultural do Paraná com o país vizinho. O chefe da sessão comercial da Embaixada da Argentina no Brasil, ministro Javier Dufourtquet, e o cônsul da Argentina em Curitiba, Pedro Ezequiel Marotta, participaram do encontro.

O embaixador Carlos Magariños lembrou que, entre os estados brasileiros, o Paraná é o principal parceiro comercial da Argentina. “Entre a Argentina e o Paraná são movimentados cerca de US$ 3 bilhões por ano, sendo 75% do setor automotivo”, informou o embaixador, Carlos Magariños.

A governadora também destacou a instalação da câmara de comércio como meio de fomentar o intercâmbio. “Essa união de esforços faz toda a diferença. O Paraná é 60% movido pelo agronegócio e podemos ampliar ainda mais a parceria nesse setor”, disse.