Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agronegócio

Parceria entre Embrapa e OCB gera frutos para o cooperativismo

Aumento da produtividade, melhora na rentabilidade e redução de riscos estão entre os resultados positivos

Parceria entre Embrapa e OCB gera frutos para o cooperativismo

Uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), cuja semente foi plantada em 2015, vem gerando frutos.

Ao todo, 155 profissionais de departamentos técnicos, multiplicadores de informação em 40 cooperativas, foram beneficiados por capacitações. A partir das informações que eles recdeberam, 730 técnicos que atendem a 95 mil produtores rurais também foram orientados. Assim, a área de aplicação direta dos conhecimentos foi estimada em 340 mil hectares, com potencial de adoção em 1,4milhão de hectares nos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Juntos, esses Estados respondem por 9% da produção nacional de grãos.

Conforme a OCB, 64% dos produtores rurais brasileiros são associados ao cooperativismo, o que facilita seu acesso à assistência técnica, como a prestada pela Embrapa.

Segundo a empresa de pesquisa, o aumento da produtividade, melhoria na rentabilidade e redução de riscos na produção de grãos foram alguns dos frutos