Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Peru irá vacinar mais de três milhões de suínos contra PSC

O Ministério da Agricultura também irá realizar treinamento contra PSA em Lima

Peru irá vacinar mais de três milhões de suínos contra PSC

A fim de salvaguardar a saúde suína do país e evitar perdas econômicas para os que subsistem nesse trabalho, o Ministério da Agricultura e Irrigação do Peru (Minagri) desenvolve a campanha de vacinação de suínos contra a peste suína clássica em nível nacional.

O Ministério afirma que, no final do ano, a vacinação de 3 milhões e 400 mil suínos é projetada em todo o país. A  vacinação é obrigatória para todos os produtores de suínos,  que deve solicitar um certificado oficial da vacinação, exigência  que irá permitir-lhes para gerenciar certificado sanitário de trânsito interno para o movimento de seus animais.

A vacinação é realizada em porcos após os 45 dias de idade. O objetivo desta campanha é vacinar todos os porcos do quintal e criadouros; bem como treinar e sensibilizar criadores.

O Minagri possui um sistema de vigilância permanente que responde imediatamente a qualquer alerta, por isso é recomendável que os criadores de porcos notifiquem os sintomas para que o Serviço Nacional de Saúde Agrícola – Senasa vá ao local para tomar medidas de controle.

Exercício da peste suína africana no sul de Lima

Da mesma forma, Senasa informou que entre os dias 12 e 14 de novembro será realizado um treinamento de contingência na parte sul do departamento de Lima, como parte das atividades que estão sendo realizadas para evitar a introdução do PPA da Peste Suína Africana no Peru.

O objetivo é fortalecer a capacidade de reação, a atenção oportuna e eficiente de seus servidores de campo e criadores de suínos no caso de um surto desta doença bastante distante, não presente no Peru.

O Minagri desenvolve permanentemente essas medidas para impedir a entrada de doenças que afetam a produção nacional e, em caso de contingência da entrada do PPA, o pessoal da Senasa é treinado e preparado para enfrentar a emergência sanitária, com ênfase na parte organizacional. .

A Peste Suína Africana (PSA), não é transmitida aos seres humanos, mas tem causado grandes perdas econômicas no continente asiático e um alarme foi gerado para sua possível disseminação mundial, pois pode causar um impacto social significativo, por isso os serviços oficiais onde a doença não está presente, eles estão se esforçando para evitar sua introdução.

Portanto, a Senasa organizou uma simulação com a colaboração do especialista internacional Lucio Carbajo Goñi, membro da Comissão de Código Terrestre da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, em conjunto com a Diretoria de Saúde Animal, que busca reduzir o impacto econômico saúde que causaria a entrada do vírus, bem como avaliar suas ações em relação a emergências de saúde.