Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Peru na luta para enfrentar a resistência antimicrobiana

Uso indevido pode causar resistência a tratamentos médicos e causar morte por infecções não controladas.

Peru na luta para enfrentar a resistência antimicrobiana

Antimicrobianos são medicamentos que combatem infecções bacterianas, se os usarmos corretamente, podem salvar vidas de animais, seu uso indevido pode causar resistência a tratamentos médicos e eles morreriam de infecções não controladas.

Portanto, o Serviço Nacional de Saúde Agrícola, em seu papel de responsável, realizou como parte das atividades de seu 27º aniversário uma “Conferência sobre Resistência Antimicrobiana e seu impacto na saúde”, na qual especialistas forneceram o escopo do Plano Multissetorial até 2021 com a abordagem UNA SALUD, uma campanha global para chamar a atenção para a necessidade de abordar ameaças que representam o uso indevido de antibióticos.

Microrganismos resistentes a antimicrobianos podem se espalhar por toda a cadeia alimentar e pelo meio ambiente. Portanto, seu uso adequado e prudente garante a segurança agro-alimentar, o bem-estar animal e a saúde pública.

Nesse sentido, para proteger os animais em todo o país deste problema, os criadores devem cumprir as boas práticas pecuárias recomendadas pelo Serviço Nacional de Saúde Agrícola – SENASA no Peru, que foram estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE

A OIE enfatiza que, durante o exercício veterinário, os profissionais devem prescrever medicamentos apenas de maneira responsável e prudente, que estes sejam adquiridos em locais autorizados e que, durante o tempo estabelecido, a dose indicada.

Até considere alguns conselhos para o tratamento de animais do processo de produção para transportá-los e até beneficiá-los: forneça alimentos de qualidade, instalações adequadas, bom descanso, facilidade de movimento e atenção às feridas.

Globalmente, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que 700.000 pessoas morrem a cada ano devido a infecções resistentes a antimicrobianos, portanto, preservar a eficácia dos antimicrobianos é fundamental para a saúde e o bem-estar dos animais. parentalidade para alimentar e a nós mesmos como consumidores.

Entre suas recomendações sobre o uso de antimicrobianos de importância médica em animais destinados à produção de alimentos, inclui a redução de medicamentos, restringindo-os a estimular o crescimento e não os utilizando para prevenir doenças infecciosas ainda não diagnosticadas clinicamente.