Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Peru proibe importação, comercialização e fabricação de Colistina no país

Medida faz parte do Pllano Multissetorial para enfrentar a Resistência Antimicrobiana 2019 - 2021

Peru proibe importação, comercialização e fabricação de Colistina no país

Como um resultado do trabalho feito no plano multisetorial para abordar a resistência antimicrobiana 2019 – 2021, publicado no dia dois de dezembro, a resolução diretorial No. 0091-2019-MINAGRI-SENASA-DIAIA, que Proibida comercialização, importação, fabricação ou transformação de produtos veterinários que contêm a substância ativa colistina ( polimixina E ).

Dentro do período de proibição indicado e depois disso, a Senasa realizará farmacovigilância para verificar se os produtos veterinários que contêm a substância ativa colistina ( polimixina E ) ou qualquer um de seus sais, não são importados, fabricados ou vendidos, bem como eles também deixaram de ser usados ??na saúde animal e na produção de alimentos.

Atualmente, a autoridade sanitária registrou cinquenta e sete (57) produtos para uso veterinário cuja substância ativa corresponde a Colistina. Vinte e oito (28) empresas detêm esses registros. A resolução também menciona que aqueles que têm esses produtos em sua posse devem esgotar sua existência em um prazo não superior a quatro (4) meses.

O não cumprimento destes regulamentos resultará na aplicação de medidas sanitárias estabelecidas na Lei Geral de Saúde Agrária (Decreto Legislativo nº 1059) e em seus regulamentos complementares.

Por fim, estabelece também COMUNICAR à Superintendência Nacional de Administração Aduaneira e Tributária – SUNAT a proibição de entrar no país da substância ativa Colistina ( Polimixina E ) ou qualquer de seus sais destinados a animais, considerando que não será possível fabricar produtos veterinários que contêm esta substância ativa.

No entanto, estabelece que somente no caso de este princípio ativo estar em trânsito para o Peru, antes da data efetiva desta Resolução Diretiva, sua entrada deve ser permitida.

A resistência antimicrobiana (RAM) tornou-se uma ameaça crescente à saúde pública global. Através do uso, uso excessivo e uso indevido de antimicrobianos nos setores da saúde e agricultura humanas, cada vez mais microorganismos se tornam resistentes a medicamentos anteriormente suscetíveis.

A Organização Mundial da Saúde afirma que Colistin é o último recurso para o tratamento de infecções com risco de vida; também identifica em algumas bactérias o gene mcr-1 associado à resistência à colistina; Em 2017, esse gene é encontrado em Escherichia coli em nosso país.

Por meio do DECRETO SUPREMO N ° 010-2019-SA, o Plano Multissetorial para enfrentar a Resistência Antimicrobiana 2019 – 2021 é aprovado e cria a Comissão Multissetorial Permanente da Natureza, uma comissão que trabalha para elaborar estratégias para resolver o problema e que já Está apresentando resultados.