Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativas

Pesquisa para apuração dos vencedores do Prêmio Quem é Quem 2018 tem início na próxima semana

As cooperativas irão receber questionários e solicitação de informações que servirão de base para os rankings de dez categorias. A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 15 de junho em Florianópolis (SC)

Pesquisa para apuração dos vencedores do Prêmio Quem é Quem 2018 tem início na próxima semana

4

O levantamento de dados junto às cooperativas brasileiras para a definição dos vencedores da edição 2018 do Prêmio Quem é Quem: Melhores e Maiores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos terá início no dia 26 de março, na próxima semana. Os avaliadores entrarão em contato com as cooperativas para o envio dos questionários, acompanhado da solicitação de informações adicionais. Nesse ano, o total de categorias passou de quatro para dez, com inserção de premiações para Melhor Cooperado, Melhor Técnico/Assistência Técnica, Inovação, Gestão Operacional, Mulher Cooperada e Varejo, além das já existentes Desempenho Econômico-Financeiro, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.

A Plasson apresenta o Prêmio Quem é Quem 2018, que tem a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) como entidade patronal. Idealizado pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agribusiness, o prêmio busca valorizar o relevante papel desempenhado pelas cooperativas para o desenvolvimento do agronegócio do País, assim como para a melhoria social e preservação do meio ambiente, destacando ações e atores centrais nesse processo, como os cooperados e técnicos que compõem sua estrutura de produção.

A entrega do Prêmio Quem é Quem 2018 será no dia 15 de junho em Florianópolis (SC), em uma cerimônia especial, somente para convidados e apoiadores, com a presença dos principais dirigentes, técnicos, executivos e profissionais ligados às cooperativas produtoras de aves e suínos do Brasil, acompanhado da participação de mídias parcerias na sua divulgação. A premiação será apresentada pelo professor Marcos Fava Neves, fundador da Markestrat, organização de projetos e pesquisas responsável pelo levantamento de dados e elaboração dos rankings de cada uma das categorias do prêmio. Fava Neves é engenheiro agrônomo formado pela Esalq-USP, sendo um dos fundadores do PENSA-USP. Doutor em Administração pela FEA/USP, com especialização na Holanda, foi ainda professor visitante da Purdue University nos Estados Unidos, sendo especialista em Planejamento e Gestão Estratégica em Empresas Orientadas para o Mercado.

CATEGORIAS DO QUEM É QUEM

Conheça em detalhes os conceitos que envolvem cada uma das dez categorias do Prêmio Quem é Quem 2018, destacando o que cada um dos questionários e levantamento de dados busca nesse período de apuração.

Econômico-financeiro

O crescimento econômico de uma cooperativa resulta na geração de renda para os seus cooperados, além de movimentar toda a economia da região onde está instalada. A categoria busca avaliar a performance econômica e gerencial das cooperativas participantes a partir de seus resultados financeiros, ressaltando alguns aspectos de seu modelo de gestão.

Social

As cooperativas desempenham um importante papel social ao proporcionar condições para que as famílias se mantenham no campo com renda e dignidade. O retorno financeiro dado ao final de cada ano a partir das chamadas “sobras” é um bom exemplo disso. A categoria busca avaliar o impacto social econômico sobre a vida dos cooperados, assim como a adoção de práticas gerenciais voltadas às atuais demandas sociais.

Ambiental

A preservação do meio ambiente e a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis são fundamentais para o contínuo desenvolvimento do agronegócio no país. Essa categoria visa mensurar o atendimento às exigências legais de preservação, identificando ações e medidas implementadas pelas cooperativas para minimizar os eventuais impactos causados pelo processo produtivo.

Desenvolvimento Sustentável

O conceito de sustentabilidade envolve um tripé formado pelas áreas econômica, ambiental e social. Só é possível ser realmente sustentável acompanhado de desenvolvimento econômico, preservação ambiental e melhorias sociais. Essa categoria é resultado de uma média dos índices obtidos pelas cooperativas nas esferas econômico-financeira, social e ambiental.

Técnico/Assistência Técnica

O papel do técnico de campo é fundamental para a difusão de novos conhecimentos e tecnologias junto aos produtores, sempre objetivando novos ganhos de produtividade. Essa categoria busca reconhecer o esforço deste profissional por meio dos resultados técnicos obtidos nas granjas atendidas por ele, além de avaliar sua formação e eficiência na função.

Melhor Cooperado

O grande motor dos sistemas produtivos de suínos e aves são os produtores, responsáveis por abastecer toda uma estrutura montada para levar alimentos de qualidade do campo à cidade. A dedicação, o engajamento e a busca incessante por novos patamares produtivos é o que se pretende reconhecer nessa categoria, principalmente a partir da avaliação dos índices zootécnicos dos cooperados.

Inovação

Saltos de eficiência e produtividade no agronegócio são resultados da incorporação de inovações tecnológicas ao processo produtivo. Com isso, a categoria busca reconhecer iniciativas de projetos inovadores implantados pelas cooperativas que resultaram na melhoria de uma ou várias etapas de sua produção com impacto positivo para seus cooperados.

Gestão Operacional (Gerente Agroindústria)

Uma gestão eficiente é fundamental para que os sistemas produtivos de suínos e aves alcancem as metas almejadas com menor custo e maior rentabilidade. Essa categoria visa ressaltar o papel dos profissionais que atuam na função de gerente, avaliando o seu desempenho em gerir processos produtivos e pessoas, assim como os resultados de campo até a chegada dos animais ao frigorífico.

Mulher Cooperada

As propriedades que integram o sistema produtivo cooperativista tem na mulher uma figura central. Pilar de sustentação da família no campo, ela desempenha o papel de mãe, dona de casa e ajuda na rotina de trabalho das granjas, mantendo firme a união familiar. Essa categoria quer reconhecer essa dedicação e engajamento da mulher, ressaltando o papel social que desempenha.

Varejo

Adequadas formas de apresentar o produto nos pontos de vendas, posicionamento da marca e desenvolvimento de embalagens inovadoras estão entre as estratégias para se conquistar o consumidor. O objetivo dessa categoria é destacar as iniciativas comerciais e de marketing das cooperativas junto ao varejo visando alavancar as vendas de seus produtos.

Maiores informações e formas de apoio ao Prêmio Quem é Quem 2018 por meio do telefone (11) 4013-1277 ou e-mail: [email protected]