Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Pesquisadores da Universidade do Kansas testam maneiras de retardar o crescimento dos suínos

Descobertas podem ser importantes sempre que os mercados forem interrompidos, seja por uma pandemia global ou por outros desafios da indústria.

Pigs who are photographed on one of farms
Pigs who are photographed on one of farms

Pesquisadores da Universidade Estadual do Kansa (K-State), nos EUA, estão divulgando resultados de um estudo no qual eles foram capazes de ajudar os produtores a retardar o crescimento de suínos durante a pandemia do COVID-19 enquanto esperavam a reabertura das fábricas de embalagens.

Eles dizem que suas descobertas podem ser importantes sempre que os mercados forem interrompidos, seja por uma pandemia global ou por outros desafios da indústria.

Mike Tokach, nutricionista suíno da K-State Research and Extension e um dos principais pesquisadores, disse que o estudo se concentra na redução das fontes de proteínas, ou seja, aminoácidos, da dieta dos animais. Eles se concentraram em suínos pesando 200 libras, visando os últimos 70 a 80 libras que esses animais precisavam para atingir o peso do mercado.

“Conseguimos atrasar de três a quatro semanas extras para colocar esses porcos no mercado”, disse Tokach. “Como muitos sabem, isso foi realmente crucial quando estávamos passando por algumas desacelerações (nas fábricas de processamento, o que causou um acúmulo de animais nas fazendas). A compra dessas três semanas e meia extras permitiu que alguns de nossos produtores mantivessem seus suínos na fazenda por mais tempo, sem deixá-los pesados ??demais e ainda se ajustando à janela da embaladora em termos de faixas de peso. ”

Os aminoácidos são os alicerces da proteína animal, ou músculo, e são benéficos para o crescimento de um suíno. A lisina é um aminoácido importante frequentemente usado na dieta de porcos.

“Se limitarmos a ingestão de aminoácidos, esse animal simplesmente não é capaz de crescer tão rápido”, disse Joel DeRouchey, nutricionista suíno da K-State. “Em última análise, esse era o nosso objetivo: diminuir o crescimento enquanto eles ainda consomem uma quantidade total de ração”. 

DeRouchey disse que os pesquisadores testaram quatro dietas para comparar o efeito da redução da lisina no crescimento dos porcos:

  • Uma dieta com quantidades normais de lisina durante todo o período de finalização tardia.
  • Uma dieta “lenta” com quantidades normais de lisina até as duas últimas semanas de alimentação, depois uma dieta à base de milho que inclui apenas vitaminas e minerais.
  • Uma dieta ‘lenta’ com quantidades reduzidas (25%) de lisina durante todo o período de finalização tardia.
  • Uma dieta ‘lenta’ com lisina reduzida (25%) até as duas últimas semanas de alimentação, depois uma dieta à base de milho que inclui apenas vitaminas e minerais. 

“Em última análise, o que descobrimos nesta pesquisa é que, quando os suínos estavam com uma dieta lenta, reduzimos substancialmente o desempenho do crescimento”, disse DeRouchey. “Na verdade, eles eram cerca de 14 quilos mais leves no final do período de 44 dias, alimentando níveis reduzidos de aminoácidos”.

Ele acrescentou: “Curiosamente, quando os colocamos em uma dieta lenta e depois os mudamos para uma dieta à base de milho, eles perderam mais 12 libras, ou ficaram cerca de 26 libras mais leves após um período de 44 dias de alimentação, o que é muito substancial. Essas dietas atingiram o objetivo de manter esses porcos enquanto eles ainda estão consumindo uma quantidade total de ração. ” 

Tokach disse que houve vários resultados positivos do estudo. 

“Uma das coisas que os produtores têm em mente é o bem-estar do animal”, disse ele. “Você quer fazer algo que não irá prejudicar o suíno enquanto produz um produto alimentar seguro e saudável no final.”

Os pesquisadores também observaram que, embora alguns produtores de suínos de outros estados do Centro-Oeste tenham tomado a decisão indesejável de sacrificar animais nesta primavera, eles não têm conhecimento de nenhum produtor do Kansas que seguiu esse caminho. Segundo eles, muitos desses produtores estavam usando as dietas de retenção prescritas pela equipe de nutrição suína da K-State. 

“Uma coisa que aprendemos é que você não deseja iniciar essas dietas com pouca proteína muito cedo”, disse Tokach. “Se os iniciarmos muito cedo na vida do porco, quando eles têm níveis muito altos de deposição de proteínas, podemos causar alguns vícios (problemas), e é aí que você tem algumas dificuldades no lado do bem-estar animal. Mas se iniciarmos essas dietas depois que elas pesem 200 quilos ou mais, não observamos efeitos adversos nos porcos. ”  

DeRouchey observou que uma consequência de manter os porcos na fazenda por mais tempo é que a eficiência da alimentação – ou o custo médio da alimentação por quilo de ganho – é baixa em comparação aos tempos normais. 

“Mas quando você está em uma situação em que não pode levar esses porcos ao mercado e eles já estão chegando perto do peso do mercado, seu objetivo é minimizar o custo de manter esses porcos por mais um dia”, disse Tokach. “Portanto, embora a eficiência alimentar seja baixa, o custo dessa dieta é muito menor quando não incluímos proteínas (aminoácidos). Portanto, seu custo real por dia é mais baixo para o porco que é alimentado com a dieta à base de milho. ”

Tokach disse que o estudante de graduação K-State Zhong-xing (Johnson) Rao e o veterinário Jordan Gebhardt foram fundamentais para a coleta dos dados da pesquisa. O trabalho deles, observou ele, ajudou a fornecer uma opção viável para os produtores de suínos. 

“Espero que não tenhamos que usar uma estratégia como essa no futuro, mas, se for necessário, acho que temos uma boa idéia de como podemos prescrever os níveis de desempenho que queremos alcançar”, disse ele. .