Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-Estar

Pesquisadores, empresas e Mapa debatem gestação coletiva de matrizes na AveSui 2017

Embrapa, MAPA e empresas do setor apresentam resultados e discutem benefícios de adotar o modelo nos plantéis

Pesquisadores, empresas e Mapa debatem gestação coletiva de matrizes na AveSui 2017

ProgramaçãoA gestação coletiva de matrizes suínas consiste no alojamento em baias, onde as fêmeas têm espaço para exercer atividades sociais durante a maior parte do período de gestação. Nesse modelo de gestão, em vez de serem mantidas em celas individuais, as matrizes permanecem a maior parte da vida em grupo e se movimentam mais. Isso reduz o estresse e melhora o tônus muscular, o que favorece o parto e diminui as lesões de articulações, pele, cascos e infecções urinárias.

Esse tema, de extrema importância para a suinocultura brasileira será debatido por empresas e pesquisadores durante o painel “Bem-Estar Animal – Gestão Coletiva de Matrizes Suína”, durante o Seminário Técnico organizado pela Embrapa em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, na AveSui 2017, que acontece entre os dias 25 e 27 de abril em Florianópolis (SP).

O painel, que será realizado no dia 26, com início às 14h e será dividido em dois blocos.  O primeiro será moderado pelo pesquisador da Embrapa Osmar Dalla Costa e tem como destaque o consultor do Mapa Cleandro Pazinato Dias, que apresentará o “Cenário nacional e internacional da gestão de suínos”. Logo após, a coordenadora técnica da Agroceres PIC, Juliana Ribas, apresenta os “Desafios do manejo reprodutivo e nutricional em gestão coletiva”.

No segundo bloco, moderado pelo coordenador de Agregação de Valor do Mapa, Charli Ludtke, serão apresentados cases de empresas e equipamentos que demonstraram  resultados nacionais. Destacando a vivência em campo dos parceiros Shauer representada por Garmos Pedro Triacca, STA com Garbriel Borges Castro, CASP com Leandro Silva, Plasson Brasil com Fernando Ricardo de Oliveira e Weda com José Valdomiro Machado. Ao final, os técnicos se encontram em uma mesa redonda para debater os demais aspectos do tema.

Confira a programação completa das palestras do Congresso de Zootecnia abaixo ou acesse www.avesui.com.br .

Serviço

AveSui 2017
Data: 25,26 e 27 de abril de 2017
Local: CentroSul, Florianópolis (SC)
Informações: www.avesui.com
Realização: Gessulli Agribusiness