Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Peste Suína Africana eleva os preços da carne suína na Europa

Aumento acentuado neste ano pode significar bacon mais caro na Espanha, Alemanha e Polônia

Peste Suína Africana eleva os preços da carne suína na Europa

Trazer para casa o bacon provavelmente ficará cada vez mais caro este ano, com os preços da carne suína na Europa atingindo a alta de seis anos. A demanda da China, onde o rebanho suíno foi devastado pela peste suína africana, elevou os preços no atacado em um momento em que os agricultores europeus estão preocupados em aumentar a produção à medida que o vírus se espalha na parte oriental do continente.

Os preços da carne suína na Europa aumentaram 35% desde o início do ano, para 1,82 € por kg, um salto com grandes implicações potenciais para os mais vorazes consumidores de carne suína da Europa na Espanha, Alemanha e Polônia. O consumo de carne suína processada, incluindo bacon e presuntos, representa mais de 50% do total consumido, segundo analistas.

A Polônia também foi afetada pela peste suína africana como produtor, assim como a Romênia. Os surtos da doença – que são mortais para os porcos, mas não prejudicam os seres humanos – até recentemente foram amplamente confinados a javalis, mas o vírus estava se espalhando para porcos de criação.

“Os produtores podem ver que, se a doença se espalhar para grandes exportadores como a Alemanha, isso pode levar a grandes problemas na Europa”, disse Bethan Wilkins, analista sênior do Conselho de Desenvolvimento Agrícola e Horticultura do Reino Unido, uma informação de mercado apoiada pelo estado corpo.

Normalmente, existe um intervalo de tempo até que o preço de atacado da carne de porco seja repassado aos consumidores, especialmente nos países onde os varejistas são mais poderosos. No Reino Unido, por exemplo, o índice de preços de varejo para salsichas aumentou apenas 1,6% desde o início do ano.

Analistas disseram que os processadores de carne estavam absorvendo principalmente os aumentos de preços ao aceitar margens de lucro reduzidas, mas se os preços continuassem subindo ainda mais, os varejistas teriam que pagar caro pelas costeletas de porco e bacon e repassar isso aos clientes.