Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Peste suína atinge previsão de lucro de produtores chineses

A Muyuan Foods reduziu previsão de lucro líquido em 2018 para cerca de 500 milhões de iuanes, pelo menos 20% abaixo da estimativa anterior

Peste suína atinge previsão de lucro de produtores chineses

Os maiores produtores de suínos da China cortaram drasticamente estimativas de lucro em 2018 nesta segunda-feira (07/12), após a rápida disseminação da peste suína africana afetar preços e a demanda por carne suína no maior produtor mundial de porcos.

A Muyuan Foods reduziu previsão de lucro líquido em 2018 para entre 500 milhões de iuanes (73 milhões de dólares) e 550 milhões de iuanes, pelo menos 20% abaixo da estimativa anterior, de outubro, mostrou a empresa em uma apresentação à Bolsa de Shenzhen.

Os números revisados estão quase 80%  dos 2,4 bilhões de iuanes registrados em 2017.

A Wens Foodstuff Group também alertou para um lucro líquido em 2018 entre 3,9 bilhões e 4,0 bilhões de iuanes, cerca de 40% abaixo dos 6,75 bilhões de iuanes no ano anterior.

As advertências surgem depois que a China confirmou cerca de 100 surtos de peste suína africana desde agosto do ano passado em 23 províncias. Não há cura nem vacina para a doença, que é mortal para os suínos, mas não atinge as pessoas.

A Muyuan disse que estava cortando previsão após preços de suínos vivos mais baixos do que o esperado no quarto trimestre. A maior parte da produção de suínos da empresa está no norte da China, disse o documento, onde os preços foram duramente atingidos por medidas destinadas a controlar a disseminação da doença.

A Wens disse que a peste suína africana pesou nos preços no segundo semestre de 2018, após as baixas cotações no primeiro semestre.

Ainda assim, a empresa, que também produz carne de frango, se beneficiou de um forte aumento nos preços desta proteína e de um aumento de 17,1 por cento no número de suínos vendidos em 2018.

A peste africana elevou os preços do frango, já que os fregueses se voltam para a segunda carne mais popular do país, devido à escassez na oferta de carne suína em alguns lugares e às preocupações com a segurança alimentar.