Fonte CEPEA

Ver cotações

Comentário Suíno

Petição contra a Prop 12 e outras notícias do mercado de suínos dos EUA

Por Jim Long, Presidente-CEO da Genesus inc.

Petição contra a Prop 12 e outras notícias do mercado de suínos dos EUA

Na semana passada, o governo federal dos EUA apresentou uma petição à Suprema Corte dos EUA contra a Proposição 12 da Califórnia, uma lei para proibir a carne suína de porcos que não atendem aos padrões de produção da Califórnia.

Esta é uma boa notícia para os produtores de carne suína em nossa opinião. O Procurador Geral dos EUA agora está com os produtores de carne suína contra a legislação da Califórnia. Nossa aposta é que agora a Prop 12 tem mais chance de perder em uma Suprema Corte conservadora.

A colheita começou no sul da Ucrânia, atualmente o trigo-cevada custa US$ 80 a tonelada = aproximadamente US$ 2,60 o alqueire. Esperamos que haja um grande esforço para mover os grãos para mercados de preços mais altos.

No acumulado do ano, 328 mil vacas e novilhas a mais para abate em comparação com um ano atrás. Os EUA estão projetando 1,9 bilhão de libras menos carne bovina a ser produzida em 2023 do que em 2022. Certamente, seria favorável aos preços da carne bovina e suína.

Certamente parece haver pressão de preços sobre grãos e oleaginosas

Contrato alto Fechamento na última sexta-feira Déficit

Milho/bushel Dezembro

US$ 7,66 US$ 6,74 -92 ¢

Grãos de soja/alimento Outubro

$ 440 $ 389 -$ 51

Trigo/bushel Setembro

$ 12,85 US$ 9,36 -$ 3,49

Canola/bushel Novembro

$ 11,21 US$ 8,70 -$ 2,51

Sem dúvida, houve uma queda em relação às máximas do contrato. Preços de ração mais baixos certamente ajudariam nos lucros dos suínos. Acreditamos que na maioria das áreas do mundo a produção de suínos está diminuindo. Isso certamente reduzirá a necessidade de ingredientes na ração.

Abate de porcas nos EUA no acumulado de janeiro-maio

2021 2021
1.333,61 1.261,7

Uma queda de 72.000 até à data.

O rebanho de porcas de acordo com o USDA em 1º de março era de 6,098 milhões, um ano antes de 6,215 milhões. Uma diferença de 117 mil

Com um estoque de porcas mais baixo, você esperaria menos porcas sendo abatidas. Vamos supor que 50% de reposição de animais = 117.000 x 50% = 60.000 ou espere 5.000 porcas a menos abatidas por mês. 5 meses de janeiro a maio x 5.000 = 25.000.

Nossos pensamentos são de que o rebanho reprodutor dos EUA não está se movendo significativamente para cima ou para baixo quando analisamos o atual abate de porcas, em relação ao tamanho do rebanho reprodutor e à mortalidade recorde de porcas. Porcas mortas não podem semear abate.

Na semana passada, a Espanha, o maior país produtor de suínos da Europa, atingiu preços recordes de suínos para este século. 1,63 Euros/kg acima de um mínimo de 1,02 Euros/kg em janeiro (77,97 ¢ lb. – 52,70 ¢ lb. peso vivo). Uma das razões pelas quais os preços estão mais fortes é o menor número de suínos. Antes da Páscoa, os números semanais de suínos excederam o ano anterior.

Desde a Páscoa, a maioria das semanas tem sido mais baixa ano após ano. Perdas financeiras sempre acabam cortando a produção de suínos. A liquidação de porcas em andamento em toda a Europa, impulsionada por perdas de preços recordes de ração, continua reduzindo o número de suínos e elevando ainda mais os preços.

Há meses que escrevemos que a China estava tendo uma liquidação massiva de porcas devido a perdas financeiras sem precedentes. Também escrevemos que a verdade estará no preço dos porcos.

A baixa do mercado foi a semana de 18 de março

Média Nacional de Suínos   Alimentador 15kg
   RMB/kg EUA/lb.  RMB EUA
18/03 11,98 85 ¢ 377 $ 59,60
24/06 17,96 $ 1,21 675  $ 101,1

Certamente, o preço dos suínos e dos comedouros aumentou. O mercado acumula 36 ¢ lb. (270 lbs. x 36¢ = $ 97 por cabeça). Alimentador de porcos até $ 41 por cabeça. Ninguém paga mais do que precisa. O preço subiu por causa de menos porcos.

Esperamos que o preço do suíno na China continue a aumentar à medida que cada vez menos suínos chegam ao mercado devido à liquidação do rebanho de porcas. Em um futuro não muito distante, esperamos que o preço mais alto do suíno na China leve a um aumento nas importações de carne suína, apoiando ainda mais os preços do suíno na UE e nos EUA.

Resumo

Menos suínos na América do Norte, Europa e China continuarão a pressionar os preços dos suínos. É sem precedentes que as três principais áreas produtoras de suínos do mundo (75% da produção mundial) diminuíram a produção ao mesmo tempo.