Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Piauí tem confirmação de primeiro caso de Peste Suína Clássica

A investigação conduzida pela Adapi apontou que a doença levou à morte de sete leitões menores de três meses

Piauí tem confirmação de primeiro caso de Peste Suína Clássica

O Piauí registrou o primeiro caso de Peste Suína Clássica (PSC), que levou à morte de sete leitões menores de três meses. A informação foi confirmada, por meio de nota técnica, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O caso ocorreu no município de Lagoa do Piauí, fora da zona livre de PSC no país.

De acordo com nota do Mapa, a investigação realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), como parte do sistema de vigilância das doenças hemorrágicas dos suínos, em uma propriedade de criação extensiva de 13 suínos, identificou a ocorrência de mortalidade nos sete leitões. Os animais apresentaram sinais de fraqueza, febre alta e paresia de membros posteriores.

Ainda de acordo com a nota técnica emitida pelo ministério, um animal foi eutanasiado para necropsia e colheita de amostras. Os testes laboratoriais feitos pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Minas Gerais, identificaram a presença de anticorpos pelo teste de Elisa, e a presença do agente da PSC, pela detecção do ácido nucleico em prova de RT, PCR em tempo real.

Outras análises laboratoriais e investigações clínico-epidemiológicas estão em andamento na região e medidas para eliminação do foco serão aplicadas, informou o Mapa.

Desde outubro do ano passado, houve a confirmação de 44 focos de PSC no Brasil, sendo todos no Ceará, estado que também estará fora da zona livre de PSC no Brasil.