Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

PIB agropecuário cresce 13,5% no ano

Segundo o Ipea, lavoura cresceu 19,2% no ano até o mês de julho. Para 2017 fechado, expectativa é de que PIB do setor avance 10,9%

PIB agropecuário cresce 13,5% no ano

Puxado por uma supersafra, o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária registrou crescimento de 13,5% no ano, até julho. O dado é uma previsão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e foi divulgado nesta terça-feira (22).

A lavoura, segundo essa pesquisa, cresceu 19,2% no período. Diante desse desempenho, a previsão para o ano é de um crescimento de 10,9% no PIB. A análise divulgada pelo Ipea também revelou que a safra recorde deste ano influenciou a queda dos preços dos grãos.

No caso da soja, os preços foram pressionados para baixo pela produção recorde de 114 milhões de toneladas, 19,4% superior à da safra anterior. Desse total, 44 milhões foram exportados no período.

Balanço agropecuário

A pesquisa do Ipea, que foi divulgada nesta terça-feira pela primeira vez,  traz ainda textos sobre o impacto da produção e do emprego no agronegócio, seguro rural, crédito rural e evolução regional das atividades agropecuárias, além de projeções de longo prazo.

*Fonte: Portal do Brasil, com informações do Ipea