Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PIB brasileiro cresce apenas 0,4% no 3o. trimestre

Segundo economistas, um dos motivos para esse pequeno crescimento foi o recuo da agropecuária do segundo para o terceiro trimestre.

Da Redação 27/11/2003 – 04h40 – Mesmo responsável pela interrupção da seqüência de quedas nos dois trimestres anteriores, a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) entre julho e setembro ficou abaixo do esperado. O conjunto de todas as riquezas do país cresceu apenas 0,4% no terceiro trimestre em relação ao anterior.

Na comparação com igual período do ano passado, o PIB caiu 1,5%. Também acumula retração de 0,3% de janeiro a setembro, divulgou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mercado apostava em avanço de até 1,5% do segundo para o terceiro trimestre, como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado ao Ministério do Planejamento.

Três fatores podem ter causado a frustração das previsões. A retração da construção civil no terceiro trimestre, a queda no setor de comunicações – a primeira redução em toda a série histórica de comparações do terceiro trimestre com o mesmo período do ano anterior – e o recuo da agropecuária do segundo para o terceiro trimestre.