Alltech
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Levantamento

PIB do agro sobe em março, mas resultado no 1º trimestre é negativo

Agricultura tem desempenho negativo no ano, enquanto pecuária teve alta

Redação
27-Jun-2019 13:03

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio teve alta de 0,10% em março, mas nos primeiros três meses do ano o resultado foi de queda de 0,11%, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O resultado mensal foi puxado pela pecuária, que subiu 0,52%, enquanto o segmento agrícola caiu 0,05%. O estudo mostrou elevação nos setores de insumos (0,83%), agroindústria (0,16%) e serviços (0,12%) em março, enquanto no mesmo período o setor primário recuou 0,17%.

Já no trimestre, a agricultura teve retração de 0,16%, influenciada principalmente pela queda de 2,18% na atividade primária, apesar da variação positiva nos outros elos da cadeia produtiva do agro. A pecuária teve variação de 0,04%, com crescimento verificado nos ramos de insumos (2,14%) e na produção primária (2,29%).

O segmento de insumos teve o melhor desempenho dentro da cadeia do agronegócio no primeiro trimestre, de 3,45%. Na agricultura, a alta foi de 4,05%, impulsionada pelos fertilizantes, que tiveram altas expressivas nos preços, e pelo crescimento da produção de defensivos. Na pecuária, a alta de 2,14% no período foi puxada pelos preços das rações.

Na produção primária, apesar de os preços subirem, a elevação dos custos de produção segue reduzindo a rentabilidade gerada no agronegócio.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade