Frigorífico

Pif Paf segue entre as melhores do país em qualidade

Após o tricampeonato em 2019, empresa fica em segundo lugar na premiação nacional de Equipes de Alta Performance 2020

Pif Paf segue entre as melhores do país em qualidade

O foco em melhoria contínua, excelência operacional e o estímulo ao protagonismo dos colaboradores da Pif Paf Alimentos foram, mais uma vez, reconhecidos como referência nacional. A empresa conquistou o segundo lugar no Grande Encontro de Equipes de Alta Performance, considerado o maior evento sobre práticas da gestão pela qualidade do país. O grupo Atitude e Superação, da unidade de Viçosa (MG), participou na categoria CCQ (Círculo de Controle da Qualidade), com o projeto “Consciência no Processo, Ganhos e Sucesso”. A premiação é promovida pela União Brasileira da Qualidade (UBQ), há nove anos, tendo a companhia mineira como vencedora em 2017, 2018 e 2019.

O anúncio aconteceu na última quinta-feira (22/10), após dois dias de apresentações, com centenas de profissionais de todo o Brasil e, pela primeira vez, em ambiente totalmente digital. A equipe da Pif Paf se destacou entre os oito finalistas, com uma proposta para redução das perdas no descarte de matéria-prima e de produtos semiacabados na produção de embutidos. A solução reuniu cinco ações, todas de baixo custo, incluindo adequação de equipamentos, revisão de procedimentos operacionais e treinamentos. Após a implantação, a perda de matéria-prima e produtos semiacabados foi reduzida em quase 13%, gerando uma economia que totalizou R$ 105 mil no ano passado e mais ganhos durante 2020.

Com presença e o vice-campeonato no Grande Encontro 2020, a Pif Paf segue entre as melhores empresas do país que buscam contribuir para uma sociedade mais sustentável, por meio da criação de bases sólidas para a inovação. “Trabalhamos para que a qualidade seja sempre inerente ao negócio. Assim, estimular o protagonismo dos profissionais, em programas como o CCQ, que fazem parte da rotina da empresa há mais de 19 anos, é algo consolidado na nossa cultura e desempenha um papel fundamental para o nosso crescimento sustentado. Oferecemos todos os instrumentos necessários para que as habilidades de cada equipe sejam destacadas e possam contribuir para ampliar a eficiência e a melhoria contínua dos processos”, ressalta a vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade, Maria Paula Brancatelli.

A programação do Grande Encontro 2020 deu ênfase às experiências vividas pelas equipes de grandes organizações, com o uso das ferramentas e técnicas da qualidade, visando à adoção de projetos que apresentem atributos de quebra de paradigmas, inovação, transformação de consciências e comportamentos. O interesse é contribuir para o aprimoramento das relações de trabalho e do comprometimento com a capacitação profissional, o aumento da competitividade, o fomento do empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável. O evento envolveu os gestores e empresários de diversos setores em torno das apresentações dos casos de sucesso e dos conceitos compartilhados, network, debates e troca de ideias.