Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Acsurs

Pioneirismo: a evolução tecnológica e o melhoramento genético

Werner Meincke contribuiu fortemente para o melhoramento genético e a sanidade do rebanho suíno

Pioneirismo: a evolução tecnológica e o melhoramento genético

Entre os anos de 1983 e 1988, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS foi liderada pelo médico-veterinário Werner Meincke.

Seu trabalho junto a entidade, no entanto, começou bem antes. Integrante da equipe técnica da ACSURS, com o seu conhecimento, Meincke contribuiu fortemente para o melhoramento genético e a sanidade do rebanho suíno.

Registro de Werner (2º E/D) ao retornar da Alemanha. Na foto, aparecem Oscar Meincker (pai de Werner), José Adão Braun e seu irmão Jaime Antônio Braun, que trabalhava na ABCSSua trajetória iniciou em 1975, quando o engenheiro agrônomo Hélio Miguel de Rose, então presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), retornou de uma viagem da Europa com a ideia de implementar a inseminação artificial de suínos.

Motivado pela ideia, Meincke assumiu o desafio de montar um projeto pioneiro de Inseminação Artificial em Suínos. Antes disso, para desenvolver o trabalho da melhor forma, viajou para a Holanda no mesmo ano e realizou um estágio para se especializar na área.

Com a sua volta ao Brasil, o projeto começou a ser desenvolvido provisoriamente nos pavilhões de exposição do Parque 20 de Maio em Estrela, próximo onde hoje está situada a sede da ACSURS.

“No primeiro momento, os investimentos foram provisórios, haviam poucos animais e um pequeno laboratório no espaço. Não se tinha certeza de que isso seria viável”, comenta.

A inseminação artificial naquele momento era utilizada apenas para a reprodução de bovinos e, por conta disso, precisou-se de muita dedicação e cautela para ser adaptada à reprodução de suínos.

A partir disso, em 1977, o médico-veterinário e também diretor da Central de Inseminação de Sêmen (CIAS) foi em busca de mais especializações. Seu destino: Universidade de Hanôver, localizada na Alemanha, onde passou nove meses estudando reprodução de suínos, inseminação artificial e congelamento de sêmen suíno.

Nesse período, em decorrência do sucesso do projeto provisório e tudo se consolidando, Meincke conta que já se iniciava o desenvolvimento do projeto de construção da sede própria da central com uma estrutura melhor e com mais tecnologia.

Com a necessidade de ampliações, em uma área de cinco hectares localizada em Linha Porongos, interior de Estrela, iniciou-se em 1977 a construção da CIAS e da Estação Teste de Reprodutores de Suínos (ETRS).

A inauguração do local, considerado um marco para a suinocultura brasileira, foi dois anos mais tarde, em 1979, quando o atual presidente da ACSURS era José Adão Braun.Recorte do informativo da ACSURS noticiando o retorno de Meincke da Alemanha

Seis anos se passaram até que Meincke fosse eleito como presidente da entidade em 1983. Em seu mandato reivindicou as principais demandas dos suinocultores gaúchos na época e continuou trabalhando em prol do melhoramento genético e na sanidade do rebanho.

Ao relembrar esse momento em sua história profissional  no setor suinícola, o qual acompanha a evolução há cerca de 50 anos, ele destaca todo o seu envolvimento como um privilégio. “Presidir a ACSURS na época contribuiu substancialmente para conhecer com maior profundidade a estrutura de produção dos suinocultores bem como tomar conhecimento das suas reais necessidades e poder, via associação, representá-los, lutando por seus interesses junto aos órgãos governamentais”, finaliza.