Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Acsurs

Pioneirismo: a evolução tecnológica e o melhoramento genético

Werner Meincke contribuiu fortemente para o melhoramento genético e a sanidade do rebanho suíno

Acsurs, Bruna Gomes Stahl
10-Mar-2022 08:48

Entre os anos de 1983 e 1988, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS foi liderada pelo médico-veterinário Werner Meincke.

Seu trabalho junto a entidade, no entanto, começou bem antes. Integrante da equipe técnica da ACSURS, com o seu conhecimento, Meincke contribuiu fortemente para o melhoramento genético e a sanidade do rebanho suíno.

outros, fotos atualizadas , Acsurs/Reprodução
Registro de Werner (2º E/D) ao retornar da Alemanha. Na foto, aparecem Oscar Meincker (pai de Werner), José Adão Braun e seu irmão Jaime Antônio Braun, que trabalhava na ABCSAcsurs/Reprodução
Sua trajetória iniciou em 1975, quando o engenheiro agrônomo Hélio Miguel de Rose, então presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), retornou de uma viagem da Europa com a ideia de implementar a inseminação artificial de suínos.

Motivado pela ideia, Meincke assumiu o desafio de montar um projeto pioneiro de Inseminação Artificial em Suínos. Antes disso, para desenvolver o trabalho da melhor forma, viajou para a Holanda no mesmo ano e realizou um estágio para se especializar na área.

Com a sua volta ao Brasil, o projeto começou a ser desenvolvido provisoriamente nos pavilhões de exposição do Parque 20 de Maio em Estrela, próximo onde hoje está situada a sede da ACSURS.

“No primeiro momento, os investimentos foram provisórios, haviam poucos animais e um pequeno laboratório no espaço. Não se tinha certeza de que isso seria viável”, comenta.

A inseminação artificial naquele momento era utilizada apenas para a reprodução de bovinos e, por conta disso, precisou-se de muita dedicação e cautela para ser adaptada à reprodução de suínos.

A partir disso, em 1977, o médico-veterinário e também diretor da Central de Inseminação de Sêmen (CIAS) foi em busca de mais especializações. Seu destino: Universidade de Hanôver, localizada na Alemanha, onde passou nove meses estudando reprodução de suínos, inseminação artificial e congelamento de sêmen suíno.

Nesse período, em decorrência do sucesso do projeto provisório e tudo se consolidando, Meincke conta que já se iniciava o desenvolvimento do projeto de construção da sede própria da central com uma estrutura melhor e com mais tecnologia.

Com a necessidade de ampliações, em uma área de cinco hectares localizada em Linha Porongos, interior de Estrela, iniciou-se em 1977 a construção da CIAS e da Estação Teste de Reprodutores de Suínos (ETRS).

A inauguração do local, considerado um marco para a suinocultura brasileira, foi dois anos mais tarde, em 1979, quando o atual presidente da ACSURS era José Adão Braun.

outros, fotos atualizadas , Acsurs/Reprodução
Recorte do informativo da ACSURS noticiando o retorno de Meincke da AlemanhaAcsurs/Reprodução

Seis anos se passaram até que Meincke fosse eleito como presidente da entidade em 1983. Em seu mandato reivindicou as principais demandas dos suinocultores gaúchos na época e continuou trabalhando em prol do melhoramento genético e na sanidade do rebanho.

Ao relembrar esse momento em sua história profissional  no setor suinícola, o qual acompanha a evolução há cerca de 50 anos, ele destaca todo o seu envolvimento como um privilégio. “Presidir a ACSURS na época contribuiu substancialmente para conhecer com maior profundidade a estrutura de produção dos suinocultores bem como tomar conhecimento das suas reais necessidades e poder, via associação, representá-los, lutando por seus interesses junto aos órgãos governamentais”, finaliza.

Assuntos do Momento

23 de Junho de 2022
Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
23 de Junho de 2022
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23 

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
23 de Junho de 2022
Mercado

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina
23 de Junho de 2022
Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade