Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção

Plantel de suínos chinês cresce pelo 8º mês consecutivo com recuperação da PSA

De acordo com levantamento do Ministério da Agricultura, número de fêmeas reprodutoras aumentou 3,9% em maio

Plantel de suínos chinês cresce pelo 8º mês consecutivo com recuperação da PSA

O plantel de suínos da China cresceu novamente em maio no que se refere a número de animais vivos e de estoque de fêmeas, segundo o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais do país. De acordo com levantamento da pasta em 400 municípios monitorados, o número de fêmeas reprodutoras aumentou 3,9% em maio em relação a abril. “O estoque de fêmeas cresce há oito meses consecutivos, somando alta de 23,3%”, destaca o comunicado do ministério.

O volume nacional de suínos vivos também aumentou 3,9% em maio ante o mês anterior, registrando quarto incremento mensal consecutivo. Segundo o diretor do Departamento de Pecuária e Veterinária do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, Yang Zhenhai, a produção e as vendas de leitões também estão crescendo e o preço dos animais nas principais províncias caiu significativamente. “Novas e renovadas fazendas retomaram a operação. A epidemia de peste suína africana foi efetivamente controlada e a produção de porcos vivos se recuperou melhor do que esperado”, disse Yang.

De acordo com o estudo, o número de leitões recém-nascidos aumentou 5,4% em maio ante abril e acumula crescimento de 26,2% nos últimos quatro meses. Em maio, 851 mil leitões e 179 mil fêmeas reprodutoras foram transferidas pelas províncias, um aumento de 44,1% e 157,9%, respectivamente, ante o mês anterior.

Apesar dos progressos, o ministério pondera que a tarefa de estabilizar a produção e a oferta local, após a epidemia da peste suína africana, “ainda é árdua”. A expectativa do governo chinês é de recuperar o plantel de suínos em nível próximo ao observado antes da doença até o fim deste ano. “O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais vai continuar insistindo na recuperação da produção de suínos e na prevenção e controle da peste suína africana para consolidar o bom momento de recuperação da capacidade”, destacou Yang.

O ministério informou, ainda, que com a retomada gradual das atividades econômicas do país após a pandemia do novo coronavírus, o consumo de carne suína aumentou significativamente e os preços do produto também subiram após três meses de queda. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a proteína está 84,2% mais cara no país.