Plantio de trigo atinge 82% da área no PR e colheita de milho alcança 3%
O desempenho corresponde a um avanço de 13 pontos porcentuais em uma semana
O plantio de trigo da safra 2021/22 no Paraná atingia até ontem (20) 82% da área prevista, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. O desempenho corresponde a um avanço de 13 pontos porcentuais em uma semana.
Na comparação anual, contudo, a semeadura do cereal está 10 pontos porcentuais atrasada. As lavouras em boa condição de desenvolvimento se mantiveram em 97% do total, e as em situação média permaneceram em 3%.
Do cereal já plantado, 14% da área encontra-se em germinação; 82% em desenvolvimento vegetativo; e 4% em floração.
Quanto ao milho segunda safra (safrinha), a colheita do cereal avançou 2 pontos porcentuais na semana e alcançou 3% da área total semeada no Estado.
Nesta mesma época do ano passado apenas 1% do cereal havia sido retirado do campo. As condições das lavouras do cereal melhoraram na semana.
Agora 75% estão em boa situação, ante 79% há uma semana. O porcentual do cultivo em condição média passou de 16% para 20%, enquanto o de condição ruim ficou estável em 5%.
Das lavouras que ainda não foram colhidas, 2% estão em floração (5% na semana anterior); 54% estão em frutificação (63% há sete dias); e 44% em maturação (32% na semana anterior).
Assuntos do Momento

Exportações de carne suína à China diminuem, mas envio a outros países aumenta
É importante ressaltar que a China vem diminuindo a necessidade de comprar proteína no mercado internacional
Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem
Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

Rio de Janeiro sedia o principal evento científico da suinocultura mundial
Mercado, ciência e as projeções para a suinocultura mundial serão debatidos durante o IPVS 2022

Rebanho de matrizes suínas da China tem primeiro aumento mensal em um ano
O rebanho vinha se contraindo no ano passado, já que a queda nas margens dos suínos levou alguns fazendeiros a sair do mercado

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting