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Equipamentos

Plasson investe em suinocultura mirando conquistar 25% do mercado

Com tradição no mercado avícola, a empresa passa a dispor de linhas completas para a produção de suínos

Plasson investe em suinocultura mirando conquistar 25% do mercado

Produtor Valmir Galvani Baggio investiu na automação de sua granja, obtendo melhorias nos principais índices produtivosO mercado brasileiro de equipamentos para suinocultura ganhou um concorrente de peso. Tradicional no ramo avícola, a Plasson resolveu investir com força no segmento suíno. Foram R$ 15 milhões aplicados na estruturação de linhas específicas em sua fábrica, assim como na aquisição de máquinas e moldes. Os primeiros equipamentos fabricados chegaram ao mercado no final de 2014, sendo que hoje a empresa já conta com uma linha completa, inclusive com estações de alimentação automática de matrizes em sistema de gestação coletiva, produzidas por intermédio de uma parceria com a americana Osborne.

As vendas dos equipamentos para suínos já correspondem a 10% do faturamento bruto da Plasson, que no ano passado fechou em R$ 250 milhões. A meta é encerrar 2017 com um percentual de 15%, projetando para os dois próximos anos abocanhar uma fatia de 25% do mercado nacional de equipamentos para suínos. “O nosso objetivo é trazer para a suinocultura um alto nível tecnológico por meio de inovações, controladores remotos, sistemas de monitoramento, enfim, tudo o que envolve a gestão da produção em si, algo que dentro das criações de suínos tem ainda um enorme potencial de crescimento”, aponta Gilberto Franke Hobold, diretor Geral da Plasson no Brasil.

A entrada no segmento de suinocultura integra um plano estratégico da empresa visando ampliar o seu raio de atuação tanto no mercado nacional quanto no da América Latina, incluindo o México, englobando linhas completas de equipamentos para frangos, matrizes, perus e suínos, assim como para poedeiras, segmento que a Plasson também passa a atuar com a recente aquisição da empresa ATI Sangyo [Veja matéria edição 1267 da Avicultura Industrial]. A própria marca da empresa se transformou, passando agora a ser Plasson Livestock, mais adequada ao novo conceito de englobar diversas atividades produtivas em suas linhas de equipamentos.

O projeto direcionado ao desenvolvimento de linhas de produtos para suinocultura começou a ser gestado por volta de 2010, quando a empresa inaugurou sua atual fábrica em Criciúma, na região Sul de Santa Catarina. Naquele momento, a empresa buscava concentrar em si todos os processos fabris de seus equipamentos, antes em parte terceirizados, garantindo qualidade e eficiência a todas as etapas produtivas, desde a recepção da matéria prima até a entrega nas granjas de seus clientes. Hoje, a fábrica já dobrou de tamanho, ocupando uma área construída de 14 mil m2.

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