Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

PNDS na Bahia

Associação Baiana de Suinocultura junto a parceiros inicia as ações no PNDS com foco na capacitação de suinocultores da BA.

PNDS na Bahia

A Associação Baiana de Suinocultura (ABS) firmou seu estatuto há pouco mais de dois meses e já começou a trabalhar com o objetivo de prestar serviços aos seus associados. A primeira ação acontece de 09 a 13 de maio no Centro de Treinamento Rural do Senar/BA em Feira de Santana, em que 15 produtores associados à entidade, estarão reunidos durante o “I Curso de Técnicas de produção em Embutidos e Defumados”, desenvolvido por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).

A ação é uma realização do Senar/BA, que tem se destacado pelo trabalho realizado na capacitação dos produtores no Nordeste em parceria com o Sebrae/BA que é parceiro no PNDS, via Sebrae Nacional. A entidade promoverá no encontro as técnicas do Curso “O Trabalhador na Transformação de Produtos de Origem Animal em Embutidos e Defumados”, já difundido pelo Senar em várias regiões do país, que objetiva aproximar os produtores e frigoríficos das técnicas de produção de embutidos e defumação, e que foi preparado especialmente para a atuação com a carcaça suína.

Credenciado ao Senar Bahia, o instrutor Mozart Reis ministrará, durante mais de 40 horas, técnicas para obtenção e processamento do toucinho, copa, lombo, costela para defumação, fabricação de linguiças frescal e defumada e também de torresmo de pele à pururuca, presunto cozido e do tender. Segundo o facilitador, o curso trará novidades através da diversificação dos subprodutos da carne suína aproveitando todas as partes da carcaça. Para o presidente da entidade, Marcelo Corrêa, é de grande importância de aproveitar toda a carcaça “O produtor esta acostumado a fazer o abate do animal só para ter a carne, sendo que pode fabricar diferentes produtos para o seu próprio consumo e também para revenda, ampliando seu lucro”.

A executiva da ABS, Cynthia Oliveira, explica que a meta é fornecer consultoria industrial em tecnologia de fabricação de embutidos e defumados para a capacitação e atendimento das demandas dos novos formatos de apresentação da carne suína. Segundo José Marcio Fernandes Caruso, coordenador de Programas do Senar/BA, durante o curso os participantes terão também noções de higiene do ambiente, dos utensílios e equipamentos para ter um produto de qualidade, além de orientações sobre embalagem, rotulagem e armazenamento.

“A ABS vem nos surpreendendo no desenvolvimento das ações do PNDS e na sua capacidade de organização como uma entidade que acaba de se formar oficialmente”, destaca a coordenadora do PNDS, Lívia Machado e ressalta “O principal valor de uma entidade que atua em defesa de direitos de produtores é trazer a eles oportunidade efetiva de receber retorno quanto às suas demandas”.
 
Essa é a primeira ação que a Associação Baiana realiza diretamente voltada para a indústria e que terá relação direta com os cursos de cortes já programados ainda para o mês de maio, nos dias 26 e 27.