Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Poder de compra do suinocultor diminui, aponta Cepea

Preços de insumos estão em alta, o que contribui para a queda nos preços do animal vivo

Poder de compra do suinocultor diminui, aponta Cepea

As cotações do suíno vivo tem registrado queda em outubro, segundo pesquisas realizadas pelo Cepea em determinadas regiões do Estado de São Paulo. De acordo com a análise do Cepea/Esalq, divulgada nesta quinta-feira (19/10), os preços dos principais componentes da ração animal (soja e milho) estão em alta, o que contribui para a queda nos preços do animal vivo e a diminuição no poder de compra dos produtores.

De acordo com dados da pesquisa, em São Paulo o recuo foi de 8% frente ao milho e de 7,5% frente ao farelo de soja neste mês (até o dia 18). Segundo colaboradores do Cepea, as desvalorizações do animal vivo no mercado independente estão atreladas à baixa liquidez. Na região SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba), o preço do vivo teve média de R$ 4,09/kg nessa quarta-feira, (18/10), baixa de 2% no acumulado do mês.

Quanto ao milho, segundo a Equipe Grãos/Cepea, as altas refletem o aumento da procura e expectativas de menor oferta na safra 17/18. No mercado de farelo de soja, por sua vez, a firme demanda interna e a retração de vendedores é que têm impulsionado as cotações.