Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Por que a febre suína africana é uma doença relatável?

Por Jim Long

Por que a febre suína africana é uma doença relatável?

Nos últimos  tempos,  houve muita discussão sobre a Peste Suína Africana (PSA). Cada reunião a que assistimos ou ouvimos é dominada pela conversa sobre a peste suína africana.

Então, por que é uma doença que deve ser relatada? Entendemos que isso foi implementado pela OIE décadas atrás. Está na África há décadas (provavelmente como o nome da ASF). Foi para Espanha e Portugal nos anos 1960-1970 antes de ser erradicado.

Esta variação da doença entrou na Europa em 1995 no país da Geórgia, e desde então se espalhou para a Rússia, Europa Oriental e agora China. Nenhum país conseguiu eliminar o PSA desde o surto georgiano de 2005.

O que achamos interessante e questionamos; Por que a PSA é uma doença que deve ser relatada? PSA não causa risco para a saúde humana. Causam perdas financeiras, mas também o PRRS, PED, APP etc.

O maior risco financeiro da PSA é o fechamento de fronteiras para o comércio, por ser uma doença relatável. Estima-se que no Canadá um surto de PSA levaria a perdas financeiras no setor de carne suína de US $ 30 bilhões. Uma quantia enorme que levaria a uma quantidade incomparável de falências, mesmo com um orçamento massivo rebaixando a ajuda financeira do governo. Esperamos que, sabendo que os níveis de exportação dos EUA de 26% a 27% de toda a produção, uma perda de US $ 30 bilhões não esteja fora de questão. A PSA é um grande risco para o Canadá, EUA, Alemanha, Espanha, Dinamarca, Holanda etc.

Fronteiras fechando para o comércio seria um desastre para todos os países.

Fazemos negócios na Rússia há uma década. Nós observamos os efeitos da PSA.

Nossas Observações

A Rússia tem cerca de 1,8 milhões de matrizes.

Nos últimos dez anos, estimamos que 100 mil matrizes foram destruídas com na Rússia devido à PSA.

100 mil porcas x 20 suínos comercializados por ano é uma perda de produção de 2 milhões de suínos.

(Perda de PED na América do Norte foi de 8 milhões de cabeças?)

Estimamos que o PRRS reduza a produção total em 5% ao ano na Rússia.

Matemática do produtor

1,8 milhões de porcas x 20 suínos comercializados por ano = 36 milhões por ano x dez anos = 360 milhões de suínos e 5% de mortalidade de PRRS = 18 milhões de suínos perdidos para PRRS nos últimos dez anos.

Matemática do produtor

Rússia – PRRS 18 milhões de cabeças perdidas, PSA 2 milhões nos últimos dez anos

Certamente, qualquer um poderia argumentar esses números, mas acreditamos que, sem dúvida, a PRRS é pior que a PSA para a mortalidade.

Então, por que a PSA é uma doença relatável? Fronteiras próximas e seu enorme prejuízo financeiro. Não há risco para a saúde humana. Isso é como suicídio assistido?

É este o momento antes PSA greves Canadá EUA, Espanha, Alemanha, Dinamarca, Brasil, Holanda, etc, para empurrar para tirar PSA como uma doença relatável?