Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pratini de Moraes inaugura 12a. Reunião Interamericana de Nível Ministerial sobre Saúde e Agricultura

É a primeira que vez o evento, que acontece em São Paulo, é realizado no Brasil.

Da Redãção 02/05/01 11:50 – O ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, fará o discurso inaugural da 12a. Reunião Interamericana de Nível Ministerial sobre Saúde e Agricultura (RIMSA) e da 8 Reunião do Comitê Hemisférico de Erradicação de Febre Aftosa (Cohefa), hoje (02/05), no Renaissance São Paulo Hotel, em São Paulo. Essa é a primeira que vez o evento, promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial da Saúde (OMS), é realizado no Brasil. O encontro, começou ontem (1/05) e termina na sexta-feira (04/05). 34 ministros de Agricultura e da Saúde do continente americano participam do encontro.

Na reunião, serão tratados, entre outros, os seguintes temas: erradicação da febre aftosa; brucelose e tuberculose bovinas; a situação atual da encefalopatia espongirme bovina (EEB), conhecida popularmente como mal da vaca louca, no Cone Sul; planos regionais de controle e prevenção de zoonoses; participação comunitária na proteção dos alimentos; impacto das zoonoses (doenças) emergentes na saúde humana e animal e seus reflexos na economia; segurança alimentar; e fortalecimento dos programas de saúde pública veterinária animal.

Em seu discurso, Pratini de Moras fará um balanço sobre as ações do governo nas áreas de saúde animal e vegetal. Ele falará sobre os programas nacionais de erradicação de febre aftosa, peste suína clássica, Newcastle, brucelose e tuberculose.

O Brasil já tem, hoje, mais de 80% (130 milhões de cabeças) do seu rebanho de 165 milhões de bovinos em áreas livres de febre aftosa. Informará ainda que a maior parte dos plantéis de suínos e de aves também está em áreas livres, respectivamente, de peste suína clássica e de Newcastle.

O ministro detalhará ainda os programas desenvolvidos para assegurar maior sanidade aos produtos de origem vegetal, especialmente aqueles voltados ao combate do cancro cítrico, mosca da fruta, nematóide de cisto e sigatoka negra.