Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

PREbiótico x PRObiótico - Qual a diferença?

Esses compostos, de modo geral, promovem o repovoamento intestinal com micro-organismos benéficos, naturais da flora do suíno, melhorando a digestão e absorção de nutrientes.

PREbiótico x PRObiótico - Qual a diferença?

Na produção de suínos é muito comum o uso de probióticos e prebióticos para melhorar a saúde dos animais. Esses compostos, de modo geral, promovem o repovoamento intestinal com micro-organismos benéficos, naturais da flora do suíno, melhorando a digestão e absorção de nutrientes. No entanto, você sabe qual a diferença entre um suplemento PREbiótico e um PRObiótico?

Os probióticos são compostos contendo os próprios micro-organismos vivos benéficos, que após ingeridos se instalam e multiplicam no intestino do hospedeiro, competindo com bactérias e agentes patogênicos. Os prebióticos, por outro lado, são fontes de carboidratos não-digeríveis, que nutrem e estimulam seletivamente a proliferação dessas bactérias desejáveis.

Outros

E os simbióticos?

A partir das definições anteriores fica fácil entender que os simbióticos são, por sua vez, a combinação entre probiótico e prebiótico, onde o segundo atua como substrato do primeiro. O objetivo de um suplemento simbiótico é aumentar a chance de colonização do intestino ao garantir que o substrato (“alimento”) desses micro-organismos desejáveis esteja disponível para uso no intestino.

Somente quando entendemos esses conceitos é possível avaliar com mais propriedade os produtos existentes no mercado e seus benefícios. Fale com a nossa equipe e entenda como podemos ajudar a melhorar a saúde intestinal dos seus leitões e suínos adultos.

 

Acesse o blog da MS Schippers para ler mais posts sobre biosseguridade, qualidade da água de bebida, limpeza e desinfecção, e manejo de suínos. Trabalhar com higiene é a melhor forma de trazer mais resultados e lucros.