Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Preço do milho reage em maio, diz Cepea

O impulso vem da retração de vendedores, que estão atentos ao atual maior ritmo das exportações

Preço do milho reage em maio, diz Cepea

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (03/06) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços do milho, que estavam em movimento de queda desde março, passaram a subir em maio, especialmente na segunda quinzena.

O Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP) registrou elevação de 14,66% no acumulado de maio (de 30 de abril a 31 de maio), fechando a R$ 38,56/sc de 60 kg na sexta-feira. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso vem da retração de vendedores, que estão atentos ao atual maior ritmo das exportações e também à possibilidade de que as vendas externas sigam aquecidas nos próximos meses.

Do lado comprador, muitos agentes, desabastecidos, precisam aumentar os valores para conseguir fechar negócios – que, por sua vez, se restringem a pequenos lotes.

Soja

Com o clima desfavorável para o cultivo da soja nos Estados Unidos e o possível impacto sobre a produtividade, sojicultores brasileiros (principais exportadores mundiais da commodity) se afastaram dos negócios na semana passada, de acordo com informações do Cepea. Esse cenário foi verificado mesmo com a demanda aquecida pelo grão.

A expectativa é de remuneração ainda maior nas vendas da oleaginosa nos próximos meses. Já a liquidez para exportação segue satisfatória, ainda favorecida pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Quanto ao farelo de soja, a demanda pelo produto nacional segue aquecida, tanto por compradores domésticos quanto externos.

Esse cenário elevou com força os prêmios de exportação deste derivado, o que resultou em maior paridade de exportação e aumento na receita com as vendas no mercado interno.