Mercado Interno

Preço do suíno vivo no mercado interno volta a reagir e chega a R$ 7,30/kg

Redação com informações de Broadcast Agro e ABCS
21-Jun-2022 08:34 - Atualizado em 21/06/2022 08:52

Após meses de achatamento e pequenas variações das cotações, o preço do suíno no mercado doméstico voltou a reagir a partir da última semana de maio e início de junho. No dia 9 deste mês, o preço chegou a R$ 7,30/kg vivo, valor acordado até 23 de junho. O levantamento é da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e usou como referência a Bolsa de Suínos de Belo Horizonte (BSEMG).

Para a ABCS, os preços nas últimas semanas têm reagido de forma consistente e gradual na maioria das praças. Até então, a última vez que o preço estabelecido tinha ultrapassado os R$ 7/kg vivo foi na BSEMG de 2 de dezembro do ano passado. Depois disso, durante as 23 bolsas seguintes - o correspondente a sete meses, o preço sugerido ou fechado oscilou entre R$ 5,20 e R$ 7, ficando em R$ 6,12 na média desse período. Somente no intervalo entre 20 de abril e 5 de maio, a cotação atingiu R$ 7.

"Caso esta cotação se mantenha ou aumente nas duas últimas bolsas do mês de junho (dias 23 e 30) isso pode ser, finalmente, o sinal de uma efetiva virada no mercado, com o ajuste da oferta à demanda interna de carne suína", avaliou a ABCS.

Um outro ponto destacado pela ABCS diz respeito à recente habilitação de plantas frigoríficas para exportação de carne suína para o Canadá. Esse cenário, segundo a associação, indica uma tendência de pulverização das exportações da proteína brasileira e a consequente diminuição gradativa da dependência do mercado externo em relação à China.

Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Mercado

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.