Fonte CEPEA

Ver cotações

Comentário Suíno

Preços da carne suína continuam fortes

Por Jim Long, presidente-CEO da Genesus Inc.

Preços da carne suína continuam fortes

Na semana passada, o suíno dos EUA permaneceu forte, com média de US$ 106,15. por libra em Iowa – S. Minnesota. Esperamos que os preços continuem subindo à medida que a oferta diminui. Os futuros para junho fecharam em US$ 118,17 dólares. Na sexta-feira passada. Esperamos que os preços dos suínos ultrapassem esse valor e não ficaremos surpresos se os suínos atingirem US$ 1,30.

Os três pilares da produção global de carne suína

Escrevemos há vários meses que acreditamos que as três principais áreas de produção global de carne suína, América do Norte, Europa e China (agrupando mais de 75% da produção) sofreriam uma grande queda na produção em 2022.

Já vemos as consequências na América do Norte com produção mais baixa e preços mais altos. Isto é um fato.

Há meses que escrevemos sobre as perdas financeiras em curso na Europa. Os preços da barriga de porco na UE por 18 semanas consecutivas foram os mais baixos da história. Perdas de $ 30 – $ 40 dólares americanos. por cabeça durante meses. Preços de leitão a $ 25 US dls. por meses. Nossa premissa é que, se os produtores perdem dinheiro, você sempre acaba com menos porcos.

Alemanha – segundo maior produtor da Europa

De 18 de agosto de 2021 a 9 de fevereiro de 2022 (6 meses), o preço de abate (carcaça) na Alemanha variou entre 1,20 e 1,30 Euro/kg. Em 9 de fevereiro foi de 1,20 euros. Desde então, subiu para 1,75 euros/kg. (9 de março). Assim, em um mês, um aumento de 0,55 euros/kg. ou cerca de $ 65 dólares americanos. por cabeça. Um grande salto.

A razão é menos porcos: os níveis de abate na Alemanha diminuíram de 15% a 20%. A liquidação de porcas que começou há um ano e depois acelerou está chegando ao fim. O cão chegou ao fim da corrente.

Espanha – o maior produtor da Europa

O preço da carne suína na Espanha é fixado semanalmente pela Mercolleida. É um encontro de embaladores, processadores e produtores em que a oferta e a demanda são avaliadas para definir o preço de referência para a indústria local. A Espanha também teve preços abaixo do ponto de equilíbrio desde a primeira parte de setembro de 2021. Em 20 de janeiro de 2022, o preço era de 1,02 euros/kg. peso vivo (o ponto de equilíbrio atual é 1,30 – 1,35 – 66¢ US -. lb.). Na quinta-feira passada o preço de referência da Mercolleida foi de 1,29 euros/kg. Um aumento de 20 de janeiro de 0,27 euros / kg. ou cerca de $ 40 dólares americanos. por cabeça.

Outros países

Bélgica – 10 de fevereiro 0,75 Euros/kg. peso vivo – 10 de março 1,22 euros/kg, um aumento de 0,52 euros/kg.
Holanda – 11 de fevereiro, 0,89 euros/kg. peso vivo – 4 de março, 1,15 euros / kg.
Polônia – 18 de fevereiro 5,3 zlotys / kg. – 4 de março 6,65 zloty/kg.

É óbvio que a oferta de suínos na Europa diminuiu. Escrevemos na semana passada em nosso comentário que as 404.000 porcas relatadas pelo Eurostat como tendo diminuído de dezembro a dezembro foram subestimadas. Achamos que o grande salto nos preços dos suínos confirma essa premissa. Os produtores reduzirão ou abandonarão a produção quando perderem dinheiro. Eles sempre têm e sempre serão. Esperamos ver um declínio adicional na produção de carne suína na Europa com a aceleração do preço da ração.

China

Abaixo está um gráfico que mostra as vendas de suínos relatadas por 10 empresas públicas na China em janeiro em comparação com fevereiro. Todas as empresas da lista tinham 9,75 milhões de cabeças em janeiro e 6,75 milhões de cabeças em fevereiro. Janeiro tem mais dias que fevereiro. O ano novo chinês foi em fevereiro. Ainda assim, é uma grande diferença. Estamos à beira do abate de suínos na China tendo o sério declínio que esperávamos? Você não pode perder bilhões de dólares e não ter uma liquidação. O preço da carne suína na China decolará quando houver menos porcos no mercado. Assim como os Estados Unidos. O mesmo que Europa.

Três pilares

A oferta dos EUA está baixa, a oferta da Europa está baixa, talvez a oferta da China esteja baixa. Todos os três pilares da produção global de carne suína têm menos carne suína. Os preços serão bons a ótimos por um longo tempo.