Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comércio Internacional

Preços da costela de porco na China aumentam após proibição de importação alemã

Alemanha estava entre os maiores fornecedores de costelas para a China até que confirmou seu primeiro caso de peste suína africana

Preços da costela de porco na China aumentam após proibição de importação alemã

O custo dos pratos de costela de porco muito apreciados da China está subindo depois que Pequim suspendeu as importações de carne de porco do principal fornecedor, a Alemanha, prejudicando restaurantes que ainda se recuperavam do coronavírus atingido no início deste ano.

A costela de porco é um dos itens mais vendidos do menu da China, mas muitos restaurantes especializados no corte dependem de produtos importados, que podem ser até 10 vezes mais baratos do que os locais.

A Alemanha estava entre os maiores fornecedores de costelas para a China até que confirmou seu primeiro caso de peste suína africana, uma doença incurável do porco, no início deste mês.

Depois que Pequim suspendeu todas as importações de carne suína alemã, os preços das costelas congeladas aumentaram, dizem os proprietários de restaurantes, corroendo os lucros no momento em que os clientes finalmente atingem os níveis normais após a epidemia de coronavírus.

O aumento de preço também ocorreu depois que a carne suína doméstica atingiu níveis assustadores no ano passado, quando a produção da China despencou por causa de seus próprios surtos de peste suína africana.

A China, que produz cerca de metade da carne suína do mundo, aumentou as importações em 134% nos primeiros oito meses deste ano para compensar parcialmente seu déficit.

Porém, em meio à forte demanda, as costelas importadas já quase dobraram em relação ao preço do ano passado para 11 yuans (US $ 1,62) por quilo em maio, disse o gerente de uma filial de uma rede de “costelas e arroz” com base na Mongólia Interior.